Yoga nas Escolas

Professores de Yoga, pais e educadores unem-se para programar yoga nas escolas de ensino elementar americanas. Embora os estúdios com aulas de yoga para crianças estejam aumentando a freqüência de participantes não são todas as famílias que comportam pagar de 15 a 25 dólares a aula. E nesse ínterim a escola publica e privadas estão adiantando-se em incorporar essas aulas curricular mente. “a maioria das crianças não tem pais nem babas disponíveis para levá-las a uma aula de yoga.” diz Leah Kalish diretora da Yoga Ed, uma instituição baseada em Los Angeles que treina educadores em yoga para fins de inserção escolar. ”Quando é ofertado nas escolas e uma alivio mesmo para as pessoas mais abastadas que gostam de saber que esta inserida a yoga no currículo. A Yoga não esta em curto prazo sendo adotada nas escolas em larga escala, mas usada nas aulas de educação física, nos recessos nas atividades de período de pausas escolares. Ainda usada as aulas de matemática, arte e ciência de forma integrativa. Existem três organizações empenhadas em formar professores com foco a dar aulas nas escolas onde é baixo o nível de atenção e ate de interesse do publico. Ensinam-se as adaptações possíveis nessas aulas para que cresça o apelo; são elas: YogaKid de Long Beach Indiana, Yoga Ed. De Los Angeles e Yoga’d Up de Londres. Esses programas integram os professores nas escolas ajudam a que eles levantem fundos as suas pesquisas e projetos e em ultima instancia deixam que possam treinar futuramente os professores que estarão diretamente envolvidos com as crianças em sala de aula.

Yoga como Ferramenta de Aprendizado

Todos os programas usam movimentos integrados com visualizações para prover na criança a experiência. A criança sempre aprende através da experiência; mais do que isso: como ela sente a experiência de estar numa postura, a leitura do sentir dela que será único. Os professores devem encorajar as crianças unir os pontos durante as aulas e de forma criativa se integrarem mais com o próprio corpo com o espaço e com as demais crianças. Igualmente e ensinado como as crianças podem focar mais suas energias e controlá-las também. Nesse método as aulas de leitura de historias por exemplo os professores sempre acompanham as historias com posturas que ajudam os elementos e personagens da historia a aderirem mais nas mentes infantis. A interação e importante e elas saem da passividade para uma interação única e original.

A Oportunidade – Mercado das Escolas

Professores de yoga proliferam aos montes com o mercado aquecido, saltarem de 4000 para 12000 registrados na Aliança do Yoda, mas pouquíssimos qualificados para dar aulas para crianças em escolas. Essa modalidade poderá aumentar o ganho desses professores e essa forma pode acontecer de varias formas: pais de alunos fomentam parte do treinamento desses professores, a escola pode junto com os pais viabilizar esses professores, ações publicas e coordenadas com as comunidades locais, tudo e valido quando o desejo de montar os projetos e qualificar os profissionais é levado a serio. Nos Estados Unidos professores de escolas tendem a ganhar mais do que professores em estúdio. O negocio em si esta começando e ganhando forcas as instituições que formam professores de yoga estão recebendo incentivo de capital privado haja vista a profunda transformação que as instituições de educação terão que passar dentro de um espectro de curto prazo.

Mudanças na Metodologia

Essas adaptações que foram faladas anteriormente dizem respeito à adoção por exemplo de termos “tempo para o silencio” ao invés de meditação e “sentido de ser integrado” ao invés de samadhi. Todos os termos são cuidados para evitarmos choques de religião e filosofias nesse caso das escolas. E muito lindo ver as crianças em suas próprias casas sabendo lidar com seus acessos de raiva e frustrações com mais equilíbrio haja vista suas novas ferramentas adquiridas nas aulas de yoga nas escolas. O eco interno de exercícios tais como respirar exalando longamente tem aderência e impacto nas crianças dessa faixa de 8 a 12 anos, embora se pensasse que nessa idade colocar essas propostas seria uma falácia.