Sequenciando Asanas por Prashant Iyengar

Fazer asanas meramente porque voce ode faze-los nao eh trabalhar uma sequencia de asanas. Veja o que ocorre depois de uma aula de posturas em peh por exemplo onde existe muitas correções sendo exigidas no nível físico, esquelético e muscular. Posturas em peh podem ser feitas depois de retroflexões, podem ser feitas depois de sursasana ou depois de torções. Em cada caso essas posturas serão diferentes, serão diferentes por causa da forma como a aula de asanas iniciou. Quando voce elabora uma sequencia deve haver mais considerações mentais do que físicas, ou seja, essas posturas não devem ser montadas tendo em vista somente o sistema músculo esquelético. A transição como um asana passa a outro deve ser o determinante dos ciclos propostos. Quando voce faz sirsasana seguido de parsva sirsasana e parivritta eka padasirsasana sem interrupções, se voce executa no fluxo eh um ciclo. Mas , se voce execta sirsasana e depois todas as variações com intervalos voce desenha uma linha divisória nas sensações e percepções e não eh mais um ciclo. Ritmo numa sequencia eh para estrutura emocional e não para propósito mecânico. Sequenciar não eh sobre meramente como um asana segue o próximo mas como pode ser feita a transição de forma suave. Fisiognomia eh a arte de julgar o caráter pela demosntracao de faces e estruturas de corpos. Fisiologia eh a ciência que estuda a funcionalidade de organismos vivos e suas partes. Fisiognomia eh a expressão da sua fisiologia. Eh a expressão externa de sua sensação interna de corpo, por exemplo: 1) sentimento de raiva interna ; 2) expressão de raiva na face, voce demonstra uma emoção de raiva. Um estado expresso no corpo eh fisiognomia e a expressão de um estado mental eh psicognomia. Não importa se voce esta fazendo de forma fisiológica e se isso esta expresso em seu corpo enquanto torna-se fisiognomia. O que esta em sua mente quando voce expressa em seu rosto a psicognomia? Enquento voce faz um asana descubra as duas coisas: a fisiognomia e a psicognomia da asana. Voce deveria ser capaz de articular o seu estado mental durante a postura, a articulação eh a psicognomia. Esse eh o trabalho debaixo do paradigma do yoga sadhana. Voce deve aprender quanto a sua pratica eh sadhana e quando eh aprendizado , maturar isso e consolidar isso. Cada método e pratica tem a sua própria técnica.