Praticando o Iyengar Yoga
O Iyengar yoga é, por muitos, considerado um dos mais prazerosos e seguros tipos de Yoga, que podem ser praticados. Sua metodologia se concentra no adequado alinhamento do corpo, junto com a realização dos asanas, usando diversos acessórios no intuito de ajudar os alunos a completar diferentes posturas, sem deixar a segurança de lado tampouco a experiência de mentalmente poder estabilizar foco e atenção.
É tido como um dos melhores tipo de Yoga, sob o ponto de vista de muitos da comunidade medico –científica, justamente, por enfatizar a precisão técnica, em suas posturas.
Abaixo, listaremos instruções de trabalho a respiração prática, do Iyengar Yoga. Confira:
- O pranayama pode ser considerado parte integrante do Iyengar Yoga, porque mantém os músculos oxigenados, de forma adequada, auxiliando os alunos a não nutrirem sentimentos desagradáveis de falta de ar. Além disso, é parte importante para a meditação. A introdução à essas técnicas iniciam-se depois do alunos ter minimamente conquistado as premisas basicas de posicionar sua coluna de forma ereta e estável e poder já tocar de forma sutil várias partes de seu corpo físico.
- Se você estiver familiarizado com as posturas básicas do Yoga, parta para algo mais direcionado à prática do Iyengar, como ler livros a respeito (de B.K.S Iyengar), que ilustram, totalmente, as diversas posturas importantes para a prática
- Estude as sequências dos asanas, já que, diferente da maioria dos tipos de Yoga, o Iyengar Yoga difere-se pela incidência sobre as sequências adequadas e estudadas (como dissemos, lá em cima). De novo, leitura e conhecimento aprofundado nunca são demais!
- Quase todos os asanas do Iyengar Yoga possuem adereços associados. Isso se deve porque o alinhamento do corpo é muito importante. Então, procure mais sobre os diferentes suportes utilizados, que podem te ajudar à atingir benefícios integrais, em cada postura, sem desconforto e dores desnecessárias.
- Como já dissemos, a meditação é uma prática muito difundida, no Iyengar Yoga, e as diversas posturas corporais, aliadas à boa respiração, contribuem para que seus praticantes possam regular, de maneira mais sincronizada, as flutuações de suas mentes. Qualquer estudante de Iyengar Yoga é, antes de tudo, um bom meditador, também, ois com o tempo a frase “meditação em movimento” irá revelar-se por si só a cada praticante!
- Por fim, procure um instrutor capacitado, que abra caminhos à você, mostrando como cada passo, postura e posição deva ser executada, através dos corretos asanas e das melhores sequências.