Pranayamas Tecnicas e Efeitos – Ujjayi Pranayama II, por Geeta Iyengar

TECNICA:

1.    Sente-se em sidhasana, Virasana ou padmasana. 2.    Mantenha a espinha ereta, eleve o esterno, abaixe a cabeca, e faca Jalandhara bandha 3.    Mantenha as costas os punhos nos joelhos e as palmas em Jnana Mudra. Mantenha os ddos soltos. 4.    Feche os olhos e mantenha os mesmos para dentro 5.    Exale longa e profundamente 6.    Tome uma inalação profunda através do nariz. O toque do ar que entra eh sentido nop teto do palato superior e faz um som “ssssa”. Mantenha a lingua solta descansando no palato inferior. 7.    Encha os pulmões com uma inalação extendendo e expandindo o peito. 8.    Segure o ar por 3 a 5 seundos observando os seguintes pontos: (i)    Mantenha os órgãos abdominais em direção a espinha e a mesma estendida para cima (ii) não tensione o cérebro, olhos nem temporas (iii) deixe o diafrgama firme 9.    Solte a pressão sobre os órgãos abdominais. Exale devagar, profundamente, e completamente observando os seguintes pontos: (i) não solte a tensão nos músculos intercostais, esterno, e o diafragma de uma soh vez. (ii) depois de um ou dois segundos de exalacao gradualmente solte ele para não prejudicar pulmões e coração 10.    Antes de inalar novamente  espere por um segundo em retenção normal. Isso completa um ciclo. 11.    O ciclo completo de Ujjayi pranayama II eh como segue: (a)    Puraka (inalação) – completa e plena (b)    Kumbhaka (retenção) – 3 a 5 segundos (c)    Rechaka (exalacao) – plena e completa (d)    Kumbhaka (retenção normal) – 1 segundo 12.    Inale novamente como descrito acima e pratique poucos ciclos por 5 a 10 minutos. O período de retenção deve ser incrementado de 3 a 10 segundos. 13.    Depois de completar o ultimo ciclo respire normalmente e mantenha-se quieto nessa posição por algum tempo. Depois lentamente eleve a cabeca , abra os olhos calmamente e deite-se em savasana

INSTRUCOES ESPECIAIS:

(1)    Se for difícil de fazer kumbhaka em cada ciclo, faca alternadamente o ciclo de Ujjayi II e Ujjayi I com um numero igual de ciclos. Quando isso for dominado faca todos os ciclos de Ujjayi IIde uma soh vez (2)    Se voce não se recuperar pelo método explicado nas instruções especiais (1), então faca ciclos de inalações normais e exalações normais tal qual foi explicada no inicio desse capitulo ateh que voce recupere e sint-se pronto para fazer o Ujjayi II.

Efeitos: Ujjayi pranayama II remove a fleuma melhora o apetite , constrói estamina, resistência, acalma o sistema nervoso. Leva a cura de complexos e medos.