Pranayamas Tecnicas e Efeitos – Nadi Sodhana Pranayama, por Geeta Iyengar

Nadi é um órgão tubular que carrega prana e energia através do corpo. Sodhana significa purificação. Nadi Sodhana significa purificação dos canais de sangue, dos nervos para que funcionem de forma efetiva. Deve ser praticado quando estivermos com a mestria adquirida de Surya Bedhana Pranayama e Ujjayi Panayama II. Nadi Sodhana Pranayama eh uma variação difícil e no inicio tremores corporais, aumento da temperatura do mesmos podem acontecer que passarão com a pratica bem feita.

TECNICA:

1.    Sente-se em Siddhasana, Virasana ou Padmasana.Estenda a espinha desde o cóccix ateh a região cervical e mantenha o tronco elevado 2.    Abaixe a cabeca desde a raiz do pescoço e faca Jalandhara Bandha 3.    Coloque a palma esquerda no joelho esquerdo em Jnana mudra 4.    Eleva a mao direita e faca a operação de digitalização nas narinas 5.    Afrouxe o polegar sem remove-lo da narina direita . Exale completamente pela narina direita e inicie o Nadi Sodhana 6.    Agora inale vagarosamente , ritmicamente pela narina direita mantendo a esquerda fechada 7.    Encha totalmente os pulmões 8.    Depois desse preenchimento feche a narina direita com a pressão da coroa do polegar . solte a pressão dos outros 2 dedos e abra discretamente a narina esquerda exalando ritmicamente, vagarosamente pela mesma. Esvazie os pulmões mãos deixe os pulmões colapsarem 9.    Pause  um momento e inale pela mesma narina deixando a direita fechada 10.    Depois de total inalação feche a narina esquerda e abra parcialmente a direita amenizando a pressão da coroa do polegar e exale 11.    Isso completa um ciclo. Depois novamente inale pela narina direira e siga com o próximo ciclo. Faca um mínimo de 3 ciclos e vah num crescente ateh 8 a 10. 12.    O ciclo completo de Nadi Sodhana eh como segue: (a)    Inalando pela narina direita (b)    Exalando pela esquerda (c)    Inalando pela esquerda (d)    Exalando pela esquerda 13.    Depois de terminar o ultimo ciclo inale totalmente pela narina direita, remova os dedos das anrinas e coloque os sobre os jolehos. Permaneça quieto eleve a cabeca com gentileza e depois entre em Savasana

INSTRUCOES ESPECIAIS:

14.    Os pontos seguintes devem ser observados na sua pratica de Pranayama: (1)    (i)Quando os dedos estão no nariz o septo não seve estar desviado com a pressão dos dedos. Quando a narina dreita eh fechada o septo naod eve cair para a esquerda  e vice –versa. (ii) não leve o dedão nem os dedos para longe das narinas que estão meio abertas (iii) a pressão do polegar ou dos demais dedos devem exercer uma forca que obstrua um pouco a passagem de ar com o tempo e a pratica voce pdoerah fazer essa passagem mais e mais estreita; (iv) enquanto estiver com atencao em uma narina cuidado para a outra não ser abandonada pois o ar poderah passar por esta. (2)    Não contraia o pescoço tampouco abra os olhos de repente. Os nervos devem ficar no deleite desse estado sem sair desse lugar rapidamente. (3)    As inalações e exalações não devem ser feitas com forca nem com som ríspido Nota: (i)    O som da inalação deve ser ritmado e suave e controlado pelos dedos (ii) quando estamos com sede e bebemos água sentimos o frescor da mesma em nosso corpo. O mesmo deve ser sentido com a entrada do ar. (iii) na respiração profunda a inalação e exalacao fazem o som “ ssssssa” e “hummmmm” respectivamente, mas nos pranayamas digitais esse som eh mais sutil e sentido nas membranas das narinas (iv) nos pranayamas digitais a manipulacao com os dedos são fundamentais, cheque portanto se a passagem do ar, o preenchimento dos pulmoes e o som do ar são adequados. (v) as variações de Kumbhaka (retenção), antara Kumbhaka (retencao na inalacao), e Bahya kumbhaka (retenção na inalacao) não foram descritas e são suficientes para a pratica inicial. Os demais estudantes devem referir-so ao Light on Pranayama por BKS Iyengar. Efeitos: os efeitos desse pranayama no corpo e mente são mais fortes que no Surya Bedhana Pranayama. Desenvolve forca, determinação e estabilidade. Mais para frente ajuda a controlar os sentidos  e leva ao auto-estudo