Ossos , Ligamentos e Musculos : entendendo os mesmos.

Os ossos sao beneficiados pelas posturas yoguicas pois estresses saudáveis são aplicados aos mesmos em uma variedade de direções não usuais. Isso fortalece os ossos depositando camadas de cálcio na matriz dos mesmos. Ossos são reservatórios de cálcio que eh regulado por uma interação complexa entre o sistema endócrino, esquelético e excretor. Isso envolve feedback das glândulas paratireóides, rins, intestinos, pele, fígado e ossos. Ligamentos. Os ligamentos possuem natureza não contrátil mas participam ativamente nos movimentos pois tem nervos sensoriais que transmitem informação sobre a posição do ligamento e das estruturas para o cérebro e cordão nervoso. Músculos. As fibras musculares contraem-se em resposta ao estimulo do nervo aferente , do sistema nervoso central. Esse eh um processo ativo e dependente de energia para soltar cálcio no nível celular das fibras musculares . o cálcio forma uma ponte de cruzamento entre os miofilamentos. Isso gera uma ação de chicote que contrai cada fibra do músculo. A forca dessa contração eh transmitida ao revestimento de fascia não contrátil do músculo. Esses elementos de fascia transmitem a forca ao myotendao e aos ossos movendo a articulação.

Alongando os músculos:

1. Estaticamente. (i) alongamento estático ativo: contracao do músculo antagonsita para alongar determinado músculo. Fenômeno da “inibição de reciprocidade.”; (ii) alongamentno estático passivo: quando relaxamos no alongamento usando somente o peso do corpo ou outro peso externo. 2. Alongamento Facilitado: Alongamos o músculo durante uma ação . Essa atividade dispara um arco de reflexo que envolve o tendão de Golgi resultando num profundo relaxamento do músculo acionado quando a contração termina. Chamado de PNF prioceptive neuromuscular facilitatios. Cuidado na tensão transmitida a articulação; eh bom manter sempre um tônus mínimo na msuculatura que estah sendo alongada. 3. Alongamento Dinamico: O que usamos nas praticas de vinyasanas. Movimentos repetitivos que apofundarao o alongamento. Quando aplicado nas manhas reseta o alongamento muscular para o dia. Estrutura Muscular e suas Funcoes: Fibra muscular eh a unidade funcional contrátil de cada músculo esquelético (tambem formado por elementos não contrateis). (a) Tecido conectivo que envolve o músculo (b) junções de mioendao.

Contração:

1. Concêntrica ou Isotonica quando o músculo encurta sob tensão constante 2. Excêntrica quando o músculo contrai-se e alonga-se 3. Isométrica quando o músculo tensiona sem movimentacao

Movimentos:

Acontecem em 3 planos diferentes: (i)Coronário – adução e abdução (ii)Sagital – extensão e flexão (iii)Transverso – rotação

Cadeias abertas e fechadas:

Abertas: quando o músculo distal (a inserção) movimenta-se com liberdade (ensina equilíbrio) Fechadas: quando a inserção distal dos músculos estão fixas (ensina forca).