O descanso que o Iyengar Yoga proporciona

O descanso que o Iyengar Yoga proporcionaO estresse é um dos maiores vilões à saúde física e mental das pessoas, atualmente. Isso ocorre devido ao número de problemas (e poucas soluções) com que temos de lidar, seja em nossa vida pessoal ou profissional.

Se você é daquele tipo que frequenta a academia, quase sempre, malha, corre, pedala e se desgasta, como válvula de escape à esses problemas do dia a dia, já deve ter aprendido o quão importante é o descanso, para recarregar e recuperar suas energias.

Deve saber, também, que se o exercício de relaxar e recarregar as energias fosse fácil, bastaria sentar na frente da TV, num sofá confortável, que tudo estaria resolvido. Não é assim. Por isso, por vezes, já acordamos cansados, devido a uma noite mal dormida.

Na prática do Iyengar Yoga, contudo, existem as chamadas aulas restaurativas, onde se busca o descanso pleno e completo, através de posturas exercidas e um trabalho de reparação passiva. No Iyengar Yoga, uma das primeiras lições aprendidas tem a ver com a importância do descanso, tão importante quanto qualquer outra lição aprendida.

As práticas são voltadas à tópicos como força e esforço excessivo, flexibilidade e rigidez do corpo e, ainda, descanso durante a realização dos exercícios. Tudo com muita calma e consciência de que o Iyengar Yoga, se praticado dessa maneira, não irá terminar, após o fim da aula. Muito pelo contrário, ele tende a continuar pelo resto do dia, sustentando cada atitude e decisão tomada, que leve mais em consideração aspectos positivos do que perguntas, julgamentos e problemas que, se não podem ser esquecidos, podem, pelo menos, serem minimizados, expulsando o estresse e o cansaço que tomavam conta dos seus dias.