Morre B. K. S. Iyengar

bks IyengarB. K. S. Iyengar, conhecido no mundo todo por ser o fundador do método de Yoga “Iyengar”, morreu na última quarta-feira (20), aos 95 anos.

Segundo a agência de notícias indiana Press Trust of India, o Guruji, como é chamado pelos adeptos de Yoga, já estava internado a cerca de uma semana e não resistiu a um quadro de insuficiência renal, agravado nos últimos dias.

B. K. S. Iyengar ficou conhecido após abrir sua escola em Pune (oeste da Índia), em 1973, onde aperfeiçoou uma técnica inédita que, segundo ele, todos poderiam seguir. Estava criado o Iyengar Yoga, como conhecemos hoje.

Autor de diversos livros sobre Yoga, Iyengar cativou praticantes e personalidades do mundo todo, tendo treinado centenas de professores, que espalharam sua perspectiva da prática por todo o mundo. Dentre os mais famosos, está o violinista norte-americano Yehudi Menuhin.

BKS Iyengar

O Iyengar Yoga fico conhecido, justamente, por fazer uso de posições corporais que se utilizam de acessórios como cordas, cadeiras e cintos, para ajudar os menos experientes a conseguir realizar todas as “asanas” (posições).