Janusirsasana por Prashant Iyengar

Flexione sua perna direita deixe a esquerda esticada e leve a cabeca para baixo. Capte a orientação de seu janusirsasana através do corpo da mente e de sua respiração. Alerte a sua respiração e mente. Fique induzido pelo seu corpo pela perna dobrada, pela perna estendida, pela parte de trás do corpo e pela frente do corpo e laterais do corpo. Respiracao por respiração solte as suas costas. Descubra o que a inalação solta e o que a exalacao solta. Corresponda a essa soltura e ative o corpo e veja como ele se ativa. O corpo não se ativa apenas por ossos e músculos mas também por mente e respiração. O esforço que voce coloca deve ser a base de mente e respiração. Quando voce troca de lado voce eh requerido a uma vez mais ver a sua orientação. O lado esquerdo vai pedir orientação de indução e de soltura. Ative o lado esquerdo das costas e o lado esquerdo do abdômen. Ative o seu corpo com a sua inalação. Alongue, expanda e alargue as suas costas enquanto permanece na postura; Tente proceder em direção a sensação orgânica da postura; Exale e contraia o abdômen , sugue e faca seu janusirsasana com o abdômen estendido. (As menstruadas deve permanecer sem essa ação bem como os que tiverem com desordens abdominais). Voce pode variar a sua exalacao de normal a mais profunda e ver e sentir as variantes no corpo. Siga em seu trabalho pois seu janusirsasana ainda não começou e voce esta apenas revendo a parte dinâmica da postura. Voce esta no kryia do asana e voce esta sendo requerido a fazer algo o tmepo todo, mas isso não e asana. Continue fazendo. Encontre o que acontece com seu janusirsasana com: uma exalacao presente; retenção depois da exalacao; uma exalacao presente e completa; depois da exalacao. Mude o lado. Agora ative organicamente esse asana. Trabalhe nos kryias desse asana e faca os ajustes necessários e melhoras que voce sinta viáveis. Aprenda a exalar profundamente em varias partes: No abdômen e pelve; Exale na toraxica nas costas e depois na frente do corpo; Exale as vezes através da lombar. Respire em varias partes do corpo e vah ativando essas diversas partes. Identifique a dinâmica das exalações  e a dinâmica das inalações. Exale no cérebro, face, nariz e boca. Encontre o que eh a exalacao abdominal e faca a mesma com o abdômen destensionado e reto.Sugue o abdômen para dentro e faca svadhistana kryia. No muladhara kryia voce exala através do monte anal e no períneo. Veja se voce eh capaz de fazer uma exalacao anal e pela boca. Exale completamente e veja se voce pode fazer com essa respiração pelo anus. Muda de lado uma ultima vez. Agora voce poderah fazer janusirsasana e distinguir entre o kryia e o stithi. Inicialmente voce irah posicionar a mente, respiração, corpo e sentidos. Mas não permaneça na ação de fazer, aquiete-se e chegue a um ritmo. Veja por quanto tempo voce permanece nesse ritmo, quantos ciclos e simplesmente permaneça. Quando voce perde o ritmo, voce prec isa de novo entrar no asana kryia.Reposicione, recondicione e uma vez mais entre em janusirsasana. Voce esta fazendo a postura em duas fases: a fase da posição e a fase do condicionamento. Primeiro eh a fase do kryia e depois a fase do asana. O janusirsasana kryia pode ser: a)    Muladhara kryia b)    Svadhistana kryia c)    Manipuraka kryia d)    Anahata kryia e)    Vishuddhi kryia Voce deve trabalhar em todas essas dinâmicas pranicas e cada kryia terah seu correspondente em sensacao e condicao. Algumas vezes voce pdoe fazer as exalações pela pelve e manter o ritmo. Algumas vezes voce consegue fazer exalações completas na região gástrica, similarmente voce pode trabalhar nas regiões do diafragma, toraxica, oral, vocal e nasal e estar em janusirsasana. O próprio janusirsasana vai te mostrar como trabalhar em Muladhara  janusirsasana e muladhra mulabhanda janusirsasana quando voce trabalha na região da pelve e períneo. Porisso voce deve manter o ritmo e isso se tornara um janusirsasana apanico. Similarmente janusirsana pode acontecer para svadhistana que também a apanico e trabalha abaixo do umbigo; ou voce trabalha acima do umbigo que eh manipuraka. Veja que voce faz todas essas constelações em um único janusirsasana e , a partir daih, voce pode seguir em direção ao diafragma, toraxica, oral, vocal, nasal e ao cérebro. Eh uma lógica simples. Suponha que voce tenha comprado uma maquina e sempre precisa recorrer a manutenção o que voce vai pensar dessa maquina? Isso eh similar num asana onde voce precisa fazer algo a todo tempo em algum lugar. A manutenção esta sempre alerta e tem reparos a serem feitos a todo tempo. Que tipo de produto voce se tornarah? Alongue aqui e puxe ali todo o tempo voce estarah trabalhando na psicose desses exercícios. Porisso voce deve dividr em duas fases os exercícios: 1) a fase de fazer e a 2) fase de manter a postura que eh a de condicionamento. Na fase de condicionamento não vah refazendo e reajustando nada; Não fique enlouquecido com esses ajustes; Não fique envolvido na obssessao da melhora; Quando voce estarah sábio? Quando voce terah aprendido? Trata-se de um processo sempre. Se voce eternamente ficar espremendo teu corpo e mente para essas metas de alinhamento, quando teremos yoga, a mente ansiosa  continuarah a demandar realizações. Quando voce muda de lado em janusirsasana veja se voce checou cada parte do asana, como o departamento de maquinas, cheque cada músculo, pele, carne, articulações, tecidos, fibras, ossos, cheque tudo. Agora faca o Muladhara kryia e Svadhistana kryia e ajuste um ritmo para seu janisirsasana. Quando voce estah em yogasana existe um ritmo e voce pode objetivar e estudar sua mente, respiração e sentidos.  Veja um modelo fazendo yogasana e voce pode perceber uma forma apenas , mas não o interno da mente dessa pessoa. Quando voce mesmo eh o modelo voce pode observar sua mente e sentidos etc. Não pense que eh sensato dar nota máxima a quem toca os pés com a cabeca, veja isso o quão externo eh. Para voce, entretanto, não pode haver assesso subjetivo, voce precisa objetivar teu corpo, mente , respiração, e sentidos e então assessar a voce mesmo. Eu, Prashant, nunca disse em classe que voce tenha feito uma boa ou ma postura. Isso eh porque o professor apenas pode ver o corpo externo e não tem como assessar internamente voce e teu ser e sensações.Podemos apenas dar dicas de certo e errado do ponto de vista físico. Os demais paradigmas de janusirsasana deve ser descoberto por voce.