Iyengar Yoga Aula para Mulheres por Geeta Iyengar 4

Utthita Trikonasana com bloco vertical no peh direito

Afaste as pernas e leve sua mao direita no bloco, braço esquerdo verticalmente para cima. Se você não tem problema par descer o bloco é um obstáculo. Mas na gravidez se você descer com a mao no chão você comprime o lado direito do abdômen. A mulher deveria se submeter a isso? Nunca e ela deve sempre buscar criar mais espaço para a criança.

Estando saudável leve a mao direita para baixo. Leve a virilha anterior direita para frente que gera espaço. A virilha interna direita move-se para frente. Gire a pelve esquerda para o teto. A pele das costas de trás desce para o chão. Vê como você ganha mais abertura na pelve agora? Durante a menstruacao a mulher não deve se fatigar pois ela pode ter um fluxo alterado para demais ou de menos. Uma grávida não pode usar sua forca par girar, mãos no bloco inicie essa ação, crie espaço. Na gestação saiba a técnica e nunca deixe a coxa esquerda cair para frente. Leve a parte anterior da coxa esquerda para trás e veja o que acontece no encaixe da pelve. Ela cria uma compactação e a pelve se abre.

A mesma técnica a postura original não se modifica, estou dando dicas não se trata de uma classe generalizada. Numa classe generalizada eu daria 1º o bloco para cima e depois para baixo. Suponha que o lado direito do tronco não esteja alongando, a cabeça do bebe no lado direito a deixa com uma sensação de peso, leve nesse caso o bloco mais para frente e estenda-se. Agora para osteoporose. Coxa esquerda para trás abra o peito. A raiz da coxa alongando sem compressão. Quando você leva a mao para o chão você sente o alongamento da coxa direita diminuir. Pressione o calcanhar direito e a parte interna da planta dos pés. Venha para a parte interna da sola dos pés e alongue toda a perna com ação interna. Com uma paciente fragil de osteoporose use o bloco e mova a virilha para frente. A extensão desde o calcanhar ate a raiz da coxa. E se você achar que mesmo com o bloco não esta sentindo a extensão? Você alonga do calcanhar ate joelhos, dos joelhos ate o meio da coxa, mas do meio da coxa ate a raiz o alongamento não chega. Daí use o bloco na vertical. Eleve a coxa do meio exatamente para o meio da virilha. Pergunta: Geeta, o bebe muda de posição? Para o outro lado? Geeta Iyengar: Sim, fazemos assim quando temos algumas reclamações do tipo: nao consigo andar e ficar em pe.

Demonstração: em uma mulher grávida cujo abdômen esta caindo sobre a criança. Ela, a gestante, esta se exercitando, mas o bebe não esta se movendo tampouco ganhando espaço dentro.

Ajustes: mao direita num bloco vertical e mao esquerda no assento da cadeira. Eleve o peito e veja como o abdômen gira e ganha espaço. Cabeça direita do osso fêmur fundando no corpo e girando. Quando ela gira o quadril esquerdo ela ganha espaço.Quando ela elevou o abdômen não é realmente o abdômen , ela elevou o lado esquerdo da virilha para cima.Ela esta sem ação lá e pode usar um suporte para ativar essa região ou fazer contra a parede.

Demonstração: Com o corpo mantido na parede Dessa forma ajudamos as costas, alongamento da espinha ou se muito cansados. Aqui ela tem o suporte e pode fazer as ações com segurança por mais de um minuto. Toque a parte esquerda na parede, gire. Se ela reclamar de dores nas costas vai para a parede. Se não se sente o movimento pode-se usar contra a parede e uma cadeira para que a cão de giro de tronco aconteça.

Homens também podem melhorar dessa forma. Para rigidez, virilhas fechadas, trazendo o joelho para frente todos esses casos. É um tipo de artrites. Alguns não podem flexionar a perna em Parsvakonasana. Quando se pede para girar o joelho para fora e mover a raiz da coxa para frente eles não conseguem. Essa rigidez chega a alterar as funções orgânicas internas.

Para rigidez nas pelves, calores na menopausa, Utthita Trikonasana, Uthita Parsvakonasana, Virabhadrasana II e Ardha Chandrasana são as posturas que mais ajudam Parivritta Trikonasana não ajuda pois as compressões abdominais irritam bem como todas as torções. Pergunta: Você pode dar posturas de torção nas fibroses?

Geeta Iyengar: Não. As torções são mais eficazes para dores de coluna e desarranjos no trato digestivo. mas quando o sangramento é maior deve-se evitar as torções extremas exceto Bhraradvajasana e Marichyasana. Você deve ser cauteloso e ver se existe compressão ao não nas torções.

Quando menstruadas as mulher podem fazer Trikonasana, Parva Konasana, Virabhadrasana II e Ardha Chandrasana principalmente se tem dismenorreia. Elas precisam de mais abertura pélvica E com dismenorreia tudo fica mais árduo, pois quanto mais sentam-se e ficam quietas pior.Tadasaa com os pés unidos é ruim, mas alivia com as pernas afastadas. Dismenorreia é uma ciosa muscular que piora na menstruacao pois os músculos de contraem e não soltam.Afastar e ganhar espaço são um bálsamos nesses casos.Nunca use para essas casos Parivritta Trikonasana, e Pariritta Parsvakonasana. Parivritta Ardha Chandrasana talvez se usarem suporte, pés num banco e apoios aos braços.