Intensivo para Mulheres de Puna 1997 - conducao de Geeta Iyengar - Aula de 9 de Janeiro
Invocacao
Sentem-se todos e toquem as suas mãos costas eretas. Abra a base do peito desde as laterais e desde a base.Leve o platô púbico ligeiramente para cima os ísquios tocam o mat , eleve a base do seio para cima e mova as clavículas para as laterais. As laterais do plato púbico elevando-se e as laterais do diafragma elevando-se. As extremidades das costelas elevando-se. Mova as extremidades dos olhos para trás em direção as temporas.
Alargue a área das temporas alongue para cima para baixo e em todas as direções. Garganta suave e língua para longe do palato superior. As duas narinas sem tensão e a base do abdômen em um nível equânime. Sente-se ereto dessa forma. Utthita Trikonasana com mat, dois cintos para as coxas superiores e um bloco.
Demontracao: geetaji com as perna afastadas e os pés mirando para frente. A tendência eh ficarmos com as pernas indo para trás e o abdômen saltando para frente. Tenha a forma de permanecia em Tadasana em Trikonasana. Quando eu levo as partes externas das coxas para trás tenho que fazer isso sem empurrar as coxas internas e o abdômen pra frente.
Trikonasana com 2 cintos um para cada coxa. Leve o cinto ateh o topo de cada coxa fechando fortemente com as fivelas para trás. Guriji aprendeu isso quando ele estava tendo problemas de idade e eh ótimo para quando a raiz das coxas saem da cavidade do quadril. As raízes das coxas de
Guriji estavam saindo como as mulheres na menopausa.
Demonstração . geetaji esta em tadasana com 2 cintos. Guruji em trikonasana em frente a ela. A pelve dele em trikonasana esta como a dela em tadasana. Guruji demonstra como manter o peito como em em tadasana, parsvakonasana e em virabhadrasana I. Guruji: aonde encontramos consciência encontramos agressividade. Mova ateh a área da agressividade e traga-a a estaca zero que significa remover a gressividade da coxa posterior girando ela para fora.
Tadasana
Geetaji: como estão os ossos das coxas ? dentro do quadril? A carne estah para cima (acima do cinto) e a coxa na cavidade do quadril
Trikonasana
Demonstração. Geetaji e seu peh da frente num bloco contra a parede , o bloco da forma longa na parede. Todo o peh deve estar no topo do bloco com a bola do peh contra a parede. “ela esta em tadasana?”. Uma estudante foi pedida para fazer a postura com o peh da frente no chaoe depois no bloco para a mudança ser notada.
Quando opeh estava no bloco e a postura melhor ela avaliou’ isso eh como um tratamento”.
Tadasana
Espaço desde o cinto ateh as costelas flutuantes . esse espaço eh encurtado em trikonasana. Isso acaba se alongando quando o peh esta no bloco.
Isso foi aprendido por guruji que estudou as posturas certas e as erradas. Yoga eh o Guru e o mestre a postura invisível. A fraqueza da mulher estah na altura das costellas na altura do meio do peito e para as laterais por conta do peso dos seios. Quando o peh estah flat no chão eh mais difícil de girar as costelas pois o abdômen fica comprimido.
Abdômen abre quando o peh esta no bloco. Gurijii : absorva os ísquios dentro do corpo da frente. Peito de Tadasana. Sabidja samadhi e nirbija samadhi. Como adaptar para alcançar a pose certa.
Tadasana
Exemplo: arianne hinkle hudson. Abdômen estava para frente. O peito estava para trás porque os joelhos estavam dobrados. Guruji a instruiiu a levar os ligamentos internos dos joelhos para as laterais. o abdômen conecta-se com a espinha. A espinha desde a postura em peh ereta. Quando o abdômen estah para longe da espinha o mesmo não pode ser nutrido. Daih problemas acabam acontecendo. Como fazemos as coisas pequenas virarem grandes problemas.
Geeta: veja desde as costas como o abdômen esta enrijecido no lado esquerdo . quando ela eleva desde o diafragma a mesma área se amacia.
Guruji: todos vocês tem que estudar suas fraquezas. As praticas incorretas de asanas enchem de nuvens a luz. Pranayama abre essa parte. Luz não eh suficiente voce precisa desenvolver a inteligência que vem com a postura. O diafragma eh o mediador da meio psicológico e fisiológico. Precisamos trabalhar com o diafragma para que os demais órgãos fiquem em seus lugares.
Trikonasana
Exemplo: Mary sentiu mais consciência na parte alta de suas costelas. Observe como isso muda quando os glúteos das pernas das frentes movem-se para frente. A distancia entre os pés mudam quando o torso gira mais.a não ser que voce faca dessa forma voce jamais saberah como tratar de um paciente.
Trikonasana com todos fazendo com um bloco contra a parede de forma flat e da forma larga. Antes esteja longe do bloco com o peh da frente no chão de frente para a parede. Braços para as laterais e estirados , perna direita para fora e reta; desça de sua forma usual; descubra quanto há de contração no lado direito; mantenha a rotação para fora da coxa esquerda. Leve a mao no bloco na parte de fora na perna direita. Leve mais espaço nas costelas baixas do lado direito.
Exemplo” monica Haar não estah abrindo o abdômen no lado esquerdo. Gurujii: tem que experimentar. Ele a fez mover o bloco para trás em direção a perna de trás. Parou no meio do caminho entre as pernas dela; então ele pediu para ela empurrar o bloco para longe sem mexer de fato o mesmo.
O diafragma abriu. Não perturbe enquanto voce leva a sua mao para frente e deixa o bloco para trás.
Mais tarde Gurujii explicou a ação de mover o bloco para trás que era a de levar as escapulas para dentro. Temos que explorar e achar a verdade. Monica não sabia que sua escapula estava para fora ateh que o bloco foi movido na ação. O peh de trás dela estava movendo-se demais para frente, gurujii a instruiu a mover os dedos do pe de trás para fora pra girar mais as coxas. Então mova os dedos de volta para dentro sem mexer no giro da coxa.
Demonstracao. Gurujii em trikonasana . o que fazemos de errado? Qual a direfenca com a coxa girada para dentro? Eh como treinar um cão a andar na coleira. Experimente e gire o peh da frente para fora o maximo aumentando o giro da coxa. Faca isso e traga o peh de volta ao alinhamento.
Geetaji: a tradição de ensinamento de dança no passado era de se ensinar um passo de cada vez. E levava-se tempo para aprender esse passo ateh aprender o outro. Removendo as impurezas dos órgãos e da estrutura a sabedoria tem que caminhar junto.
Trikonasana todos fazendo com o peh direito agora no bloco a mao de baixo na parede ; cintos ainda presos na parte alta das coxas.
Geetaji: alongue a parte direita do tronco , coxa externa direita e cóccix para dentro. Alongue o lado direito completamente . ajuste a parte frontal da coxa de trás para trás e mais uma vez para trás. Leve a mao direta aos glúteos.
Gurujii: mova a panturrilha da perna de trás e coxa paralela com a parede. Leve o cinto da perna direita para a mao esquerda e abra o peito. Segure o cinto fortemente e voce então saberah como a coxa direita move-se. Deixe o cinto e eleve o braço e veja se as nuvens estão ou se voce vê a luz.
Sente a vida da postura? Segure o cinto mais um vez, mantenha a abertura do diafragma e leve o braço pra cima. Agora leve o braco de cima para parsvakonasana. A parede do abdômen esta longa? Voce pode fazer ainda mais longo levando as escapulas para dentro das costas?
Geetaji: aceite que guruji eh uma lenda e não tente imitar ele. Não estamos onde ele estah, descubra voce a sua melhor postura. As posturas clássicas de “luz da yoga” são nirbidja ou seja, asanas sem suporte. Ele não sabia como usar suporte naquela época. Com suporte usamos músculos para suportar os órgãos. Isso vrah com o aprendizado e como iniciantes precisamos desse suporte , aos poucos aprendemos a não utilizarmos os mesmos.
Guruji: porque eu tenho que mudar as minhas pernas? Alguen dizem que Mr Iyengar mudou a distancia entre as pernas. Me levou anos para aprender que isso era necessário.
Exemplo: Mary Dunn. Deixa cair a lateral da parte alta do quadril para alongar a espinha. Isso acontece quando voce aumenta a distancia entre os pés. As escapulas trabalharão melhor, na postura anterior com os pés mais próximos as escapulas não se movem.
Demonstração: Geetaji em trikonasana mostra como os iniciantes copiam seus professores. Depois de explorar um pouco sozinhas eles vao dia após dia refinando a postura com instruções e imitações.
Alguns ajustes tal qual feito na Mary são usados para iniciantes que tem pouco distancia entre os pés, as mãos não estão tão para baixo, a o braço superior não pode vir ao local correto. Tem toda um área de parte alta das coxas e parte posterior de pernas que movem-se em inúmeras direções.
Geetaji: busque o suporte sabidja. Mova-se para a perna de trás que eh o suporte em trikonasana. Para uma classe geral mulheres descendo com as mãos ateh o chão em geral não funciona a ano ser que voce possa trabalhar como guruji. Se voce empurrar a mao mais para trás mais abertura ganha-se no alongamento do tronco da perna da frente. O que guruji faz eu posso trazer aqui para minha postura limitada.
Mulheres seguram-se mentalmente e não separam bem as pernas. Guruji as fez apoioas as duas mãos no chão caminhar ateh o peh dianteiro e depois entrar em trikonasana. Ao menos algum movimento acontece dessa forma. Como comando leve a cabeca para trás os glúteos eh q irão para trás. Faca com que levem as mãos para cima para manterem os glúteos para dentro. Guruji explorou esse efeito pessoalmente. Geeta descobriu que as ondas de calor diminuem quando ela passa ao trikonsana desde prasarita padottanasana.
Como professores vocês precisam mais do que uma lista de asanas do que fazer na mestruacao, gestação etc. vocês estão em outro estagio. Qual a perna eh difícil de esticar em trikonasana? A perna de trás, a mesma vem para frente quando o braço da frente desce.
Todos fazendo
Não se abaixe tanto e mantenha a mao do braço de baixo na parede para girar mais a perna de trás.
Então va para baixo um pouco de cada vez.
Obtenha a leveza desde a Natureza para o corpo.
Com movimento voce precisa olhar onde voce tem sensibilidade nas pernas.
Exemplo: Monica Haar. O peh da frente no bloco e os dedos na parede. Os dedos do pe de trás andaram para frente de novo. O peh de trás estah correto especialmente para iniciantes.
As mulheres estão sempre no lado mais pesado dos quadris. Com os pés para dentro eh mais fácil agarrar e não deslizar. Mantendo o giro da coxa para fora mantem a pessoa alerta em relação a perna que desliza. Segurando dessa forma , gire e fique firme nessa perna e então gire. Isso tambem para as mulheres gordas para que o abdômen abra e não caia. O principio eh o mesmo quando o pe estah estreito e não consegue ir para baixo etc.
Trikonasana com o peh esquerdo agora no bloco contra a parede
Exemplo: Berber Schoenholzer. O peh de trás colpsa entre a canela e o calcanhar internos. Como Patricia em prasaritta padottanasana ontem. Essa are deve ser elevada e externamente girar a panturrilha e coxa frontal. Pressione fortemente o peh externo.se voce não apreender isso nada poderah ser feito. Não poderah elevar a parte externa do peh que deve estar para baixo. Quando isso se ajusta outros ajustes podem acontecer.
Trikonasana com todos fazendo usando cinto nas coxas , perna esquerda para frente e mao de baixo na parede.
Mantendo a perna de trás para trás estude como poderá mandar o miolo do glúteo direto para frente.
Pegue o cinto da coxa esquerda e leve o mesmo por trás da coxa esqueda entre as perna para frente segurando com a mao direita . guie o glúteo esquerdo para dentro com essa puxada no cinto.
Quando a perna de trás vem para frente voce estah sonhando.
Mande a mao da frente para baixo sem perturbar o glúteo da frente
Quando leva a mao de cima para cima as costelas flutuantes devem caminhar em direção da cabeca , alongue portanto essa lateral do tronco
Trikonasana para a direita com o peh diretamente no chão. Eu perguntei qual era a perna mais difícil e vocês me disseram a de trás não? E a da frente?
Fique me trikonasana, perna direita para frente e peh para baixo faca a postura tradicional
Quando voce não estah chegando no asana deve simplificar. Veja o que ocorre com o guteo direito e perna direita.
Exemplo: Laurie Blakeney. A perna da frente deve girar e não simplesmente descansar na parte externa da mesma. Deve pressionar a parte interna do peh da frente, dobre ligeiramente o joelho da frente. Para esticar a perna mova o osso da perna mais perto da coxa frontal que eh uma ação difícil. Mais difícil que chegar na ação da perna de trás. A perna da frente virah quando a de trás der espaço e lugar para a perna da frente. Para iniciantes mantenha a perna da frente esticada para que não haja erro. Se o joelho ficar dobradinho não suportarah o peso do corpo. Quando trikonasana não vem facilmente eh mais fácil dar parsvakonasana para iniciantes pois com o joelho dobrado não tem esse tema de surportar o peso total.
Trikonasana com todos fazendo com o peh da frente no bloco.
Encontre voce mesmo esses detalhes todos que estudamos agora.
Como professores olhamos outros aspectos para as mulheres e olhamos o que ocorre na região do abdômen. Somos sensíveis e choramos porque nosso diafragma cai. Voce tem que elevar o diafragma e seremos sensíveis e não choraremos. Sensíveis não eh de fato a palavra certa.
No trikonasana angular coloque o peh da frente na cabeceira da esteira e o de trás na extrema parte de trás do mat. Eh usado para abrir as virilhas.
Os músculos não são estafados.
Trikonasana com e perna esquerda para frente em um bloco
Abra a base do esterno.
Voce mantem a elevação do tronco esquerdo quando desce com a mao no chão?
Quando voce mantem o diafragma livre de onde vem a liberdade no resto do corpo?
Abrindo o diafragma relaxamos as tensões na garganta e respiramos melhor.
Veja em qual forma voce entra na postura para criar liberdade e espaço
Supta padangusthasana II com cinto para o peh elevado e peh de base na parede.
Supta padangustasana I não deve ser feito por mulheres na menstruacao especialmente com muito fluxo.
A perna esquerda fortemente contra a parede a o cinto ao redor do peh direito
Quando a perna direita quer descer e ir ao chão a tendência e usar a parte externa
Em trikonasana a perna de trás eh a estabilizadora para usarmos a da frente de forma apropriada. Agora a perna q estabiliza eh a de base.
Guruji avisa que de um asana ao outro voce deve usar a mente para mover-se de um ao outro. A mente quer dar saltos de forma crua na postura e a levar a perna para baixo em supta padangustasana
Guruji avisa que a mente deve alargar-se quando o corpo entre me uma postura e de vocês se estreita pois a mente não obedece as suas ordens. Se a perna de base se contrai o abdômen enrijesse. Quando a perna esta para cima a pista eh a região da cintura para encontrar e saber que a coxa não estah tocando o mat completamente.
Alongue a lomba e região sacral em direção da cabeca
Leve a perna para a lateral devagar um pouco acima de onde voce a colocou para não sair com a coxa do chão e para o abdomennao girar.
Eleve a perna lateral mais uma vez, ajuste mais uma vez a perna de base e desce de novo. Deve-se voltar um pouco a cada momento para reestabilizar a perna de base.
O seio e rim da perna lateral tendem a subir.
Cabeca ao centro descubra o quão retinho voce mantem.
Exemplo: Chris Saudeck. A parte interna do peh da perna do movimento lateral deve pressionar como trikonasana. Geeta insere um bloco na base do peh da Chris. Quando a parte interna do peh da perna lateral toca o bloco a coxa da outra perna desce ainda mais. Quando o peh externo toca o bloco a coxa oposta eleva-se e a virilha enrijece-se. O abdômen projeta-se para fora quando ela leva o peh ateh o chão. Crie suporte para a canela externa com um bloco. O abdômen comprime quando a perna desce e vai para fora ou quando vai em direção a cabeca.
Supta padagusthasana I eh bom para quem tem vértebras deslocadas e problemas estruturais. Supta padangusthasana II eh bom para problemas nos órgãos internos durante a gestação pode-se fazer essa postura. (mas não a versão I, pois muito calor vem ao abdômen). Tudo estah conectado a asana Suptapadangusthasana. Faca a sua lição de casa pois não posso colocar blocos embaixo de todos os peh.
Todos praticando
A velocidade do corpo eh de ir ao movimento e voce esquece-se da ação.
Mantenha o alargamento do diafragma na perna que desce para a lateral aprendida em Trikonasana com o peh no bloco.
Quando voce caminha para frente caminha em direção aos dedões.quando caminha de costas caminha em direção ao calcanhar. Caminhe então para frente e para trás.
Quando a perna vem para cima pode se estender (parte esquerda externa) e desça a perna mantendo a extensão em seu novo trikonasana
Peh interno estendido
Adeque o diafragma e o diafragma pélvico como em trikonasana caso contario o abdomen se contrairah e a garganta tambem.
Homens não chamam tantos problemas quanto as mulheres. Os problemas deles vem depois. Eles tem que trabalhar de maneira similar nessas posturas. Homens não sabem que tem probelmas ateh que alguém os avise; eh mais psicológico.
Quando o intensivo de retroflexões aconteceu muitas mulheres reclamaram de seu ciclo menstrual irregular depois. Claramente estavam tensas em alguma parte pois eu participei sem problemas. Não são as posturas o problema. O problema eh quando uma ambição grande estah lah e voce se esquece do que tem que fazer.
Homens mais rígidos não se moverão sem espaço e não aprenderão a mover-se dentro do espaço da dor. As mulheres sim pois existe uma diferença na forma como homens e mulheres se aproximam de um problema.
Professores devem saber como cada parte do corpo de cada aluno pode ceder e suavizar e como cada um deve trabalhar.