Intensivo para Mulheres de Puna 1997 – condução de Geeta Iyengar – Aula de 14 janeiro de 1997

Foco: virilhas interna e coxas. Invocação. Sente-se e permaneça quieto alguns momentos Palmas unidas, ajuste a garganta e a cavidade da boca, através da mente envie a mensagem para que a garganta relaxe e que os olhos não seprojetem Veja onde vem a luz interna Veja como o diafragma estah se comportando e não esteja se contraindo, deixe espaço entre o peito e o abdômen. Crie um movimetno circular das costas para frente sem deixar tensão acumulada nas axilas peitorais e costelas. Veja se a mente se separar da estrutura externa do corpo depois dos ajustes. Quando o corpo colapsa a mente projeta ainda mais para fora. Discussão Devemos ensinar a mulheres mais velhas que não dialogam com seus corpos e esabelecer o mesmo, pois de inicio elas sentirão que não seguram o próprio corpo e que escorregam nas posturas em peh. Eh diferente de quem tem um corpo treinado. Em suta padangusthasana por exemplo o uso do cinto farah com que a perna se comunique melhor. Supta padangusthasana com cinto Eleve a perna direta numa linha com o ísquio direito Veja se voce consegue esticar essa perna Guruji: vocês sabem ser como os iniciantes? Geetaji: deitem-se e sejam iniciantes Terah tensão na garganta mesmo que voce peca Tadasana Um iniciante não consegue conectar tantos aspectos do corpo. Demonstração: com guruji. O iniciante dobra a perna de base enquanto eleva a outra. Os joelhos não estão em linha e a perna de base dobra quando estendo a de cima. O que eu faço? Coloque uma mante embaixo do glúteo da perna elevada e explore a ação do joelho da perna elavada. Pressione o polegar contra o joelho e leve o peh para a parede, o joelho ainda estarah dobrado. Ajude ainda mais colocando um bloco embaixo do calcanhar da perna base. A perna se alonga. Não eh suficiente mandar o estudante fazer a ação precisa demonstrar o como. Ensine desde o coração e não desde a cabeca. Guruji eleva um braço e avisa: se eu tenho artrite num ombro o que eu faço? Mando que mexam a área em movimentos circulares. Exemplo: laurie blakeney. A perna de base estah elevando. Tenta-se o bloco embaixo e depois uma manta. Vocês como professores elevam a perna demasiadamente e sobem com a de base. Dobre a perna elevada, pressione o glúteo para baixo e deposi alongue a mesma. O dedão no joelho para alongar o joelho. A faixa na mao oposta. O joelho dobrado se trava. Para o iniciante voce deve elevar a perna para estender. Exemplo: chirs saudeck. Como ela estende a perna elevada mais ela perturba a perna de base.observe que a tendência eh estender os dedos dos pés e queremos estender os joelhos. Mantenha a perna elevada dobrada para criar extensão na perna de base. Iniciantes devem levar a perna longe das virilhas e avançados deixar que a forca do peh entre e retorne para as virilhas. Com algum esforço a perna de trás deve se conectar com a espinha. Se isso não acontecer as posturas em peh não “chegarão”. Demonstração com guruji usando um banco no topo da coxa de base para deixar ela para baixo. A cabeca e calcanhar devem ficar para baixo. Usando uma coluna com a perna direita para cima por exemplo a virilha interna esquerda deve pressionar a coluna. Iniciantes talvez precisem de um bloco atrás do calcanhar da perna elevada. A coluna lombar em supta padangusthasana nas mulheres sobe e nos homens não pois os mesmos tem as virilhas mais duras. Todos executando com cinto e bloco: Após estender a perna de base usando o bloco experimente elevar a outra perna EM perturbar a situação da pelve. Se a perna de cima não estende pressione o seu dedão na patela. Se a sua lombar der alguma pinçada leve mais uma vez a carne dos glúteos para baixo. Urdhva prasarita padasana com cinto para o peh. Ensine para as mulheres mais velhas a estender as pernas a partir da posição de joelhos dobrados e ângulo retangular dos órgãos abdominais. O estresse no peito eh aliviado quando a raiz da coxa retorna ao quadril. As coxas externas estão para cima e as pernas internas passivas. Virabhadrasana I com o peh de trás contra a parede. Geetaji: a largura do quadril fica tal qual Urdhva Parasaritta Padasana. Voce deve projetar as virilhas como em Supta Padangusthasana. Mantenha a virilha da perna de trás para cima e equilibre os glúteos. Perna de trás em supta padangusthasana. O que ocorre com a raiz da coxa elevada em supta padangusthasana? A coxa externa se espalha para baixo. O que ocorre com a raiz da virilha interna? Se eleva. O que acontece quando voce pressiona a coxa externa para baixo? Deveria amaciar e descer. Estenda desde os ísquios ateh a parte de trás dos joelhos. Demonstração de Getaji na parede cm a perna esquerda pra frente. Mãos na parede e peh frontal em um bloco. Calcanhar no bloco e dedos na parede; assim a perna detrás pode trabalhar. O gluteo direito deve mover-se par longe do anus. Viparita Dandasana no banco Trestler arco para trás. Cuidado para não levar as mãos rapidamente para trás. Dessa forma o peito s fecha em defesa. Tem que ser mais lento esse movimento. Virabhadrsana I após abertura de peito Virabhadrsana II movendo o osso púbico para frente. Pressionando um bloco por exemplo para que os hormônios sejam produzidos em um caso de mulher que não menstrua. Sirsasana / eka pada Sirsasana / salambra sarvangasana / eka pada salambra sarvangasana