Intensivo para Mulheres de Puna 1997 - conducao de Geeta Iyengar - Aula 8 de Janeiro
Aula de 8 janeiro de 1997
Foco: (1) suavizar o abdômen, (2) não se pode pedir a uma mulher que vem as aulas para trabalhar com o útero; vc tem que usar as ações das pernas para ajudar o útero
Invocacao
Sente-se de forma ereta
Uma as palmas na frente do peito
A base dos peito para as laterais
Mantenha a axila peitoral aberta de forma que os ombros caminhem para as laterais
Respiracao lenta e macia
As paredes das narinas não devem se fechar ao centro
As paredes das narinas vão em direcao ao peito
Boca suavemente aberta para que a cavidade da mesma fique suave
As costelas inferiores para cima
Não se sente com tensão dentro
Mantenha as sotelas laterais abertas
Mantenha o abdômen suave
Discussão
Tensão se instala quando começamos a cantar. Quando trazemos a voz a tona criamos tensão abdominal. Para cantar voce deve mandar a energia do abdômen para cima. Antigamente na India o som da voz de uma mulher não podia ser ouvido fora do aposento no qual ela se encontrava. O abdômen se cansa depois de falar ou gritar. A voz vem de dentro. Mulheres não devem falar tanto pois o corpo orgânico se contrai nessa ação em especial quando fala muito alto. Isso convida a probelmas abdominais. Voce não sabe quando a tensão abdominal se instala e o som vai para fora tocando o abdômen como um tambor. Desde citta a tensão se esvai quando voce diz algo mentalmente . cheque essa consciência pois quando voce fala suave a tensão da vibração física não cria tensão. Vibacao mental ocorre quando temos o silencio falando. Cientistas estão atrás da razão de desequilíbrio hormonal. Mas eles não encontram a causa nos órgãos.
Sandra jordans: devemos mudar a forma como entoamos os mantras?
Geetaji: não se envolva tanto quando tem que levar a sua energia para fora. Limite-se ao necessário embora professores tenham que usar a voz com forca e muitas vezes gritar. Temos que encontrar um equlibrio com o silencio. Médicos dizem que probelmas com os órgãos são físicos na sua natureza tão somente.
Diziam qu mulheres não tomavam parte nos ritos védicos e seus cantos por faalrem alto. Cantar tamebm traz esse tipo de problema. Cantores sentam-se para cantar as musicas clássicas indianas. Ao ensinar voce tem que gritar pois se eu disser mansamente para a sua perna esticar ela não acatarah. Se voce reagisse a voz suave que bom seria. Devemos então concetrarmos mais e mais na estrtura do corpo para ver se o abdômen esta relaxado.
Ardha uttanasana
Toda a planta do peh tem que abrir de forma que os arcos dos pés e metatarsos fiquem estendidos
Aonde o abdômen se eleva? Encontre onde esta a tensão
Sem atensao os arcos dos pés caem bem como o abdômen
Voce quer que o abdômen vai direto a sua natureza
Siga abrindo os pés
Espaço maior no abdômen cria-se a partir da abertura da planta dos pés
Tadasana
Quando unir os joelhos abra os mesmos alongando-os e alargando-os
Venha para frente dos pés depois para trás e ajuste o seu peso igualmente
Encontre a claridade nas pernas
Ardha uttanasana
Abra as plantas dos pés
Quando fizer ardha uttanasana apenas com a sua elasticidade os glúteos vai subir e a espinha dorsal vai descer. Não a deixe descer
Não cave as costas que acarretarah dor lombar
Quando fazemos o corpo orgânico pesado acumulamos peso nas células e o útero fica pesado
Exemplo: rocky delaplaine. Ela segura as argolas baixas na parede de cordas, cada mao em um aro. Geeat coloca duas cordas uma ao redor de cadaparte alta das coxas. As cordas aso levadas para cima e depois para trás.depois ela recebeu a instrução de mover as costelas flutuantes de fora para trás. Isso alivia dores nas costas e órgãos nternos. Iniciantes devem antes abrir o peito e depois mover as coxas para trás.
Exemplo: gabriella guibilaro. Com as mãos no trestler. Geeta descreveu a posturad ela como a de um iniciante. A saída para fora dos glúteos estava lah pois a extensão aguda não estava na asana. A classe observou as seguintes instruções:
Separe mais as pernas
Quando as pernas estão afastadas a carne vai aos ossos.
Com as pernas fechadas os ossos vem para dentro mas a carne não vem para dentro
A carne deve cortar o osso para dentro.
Primeiro mova a coxa externa para dentro, mantenha isso, mova a pela da coxa interna e externa para trás
As pernas controlam o que ocorre com as lombares e abdômen
Devem fazer mais ação com as pernas
Se não houver sensibilidade use a parede ou o trestler para dar a sensação
Mova as pernas perpendicularmente
Abra as costelas flutuantes e mova-as para as laterais
Quando a perna interna não abre mova os dedões para dentro e os calcanhares para fora. A perna posterior ficarah mais forte
Exemplo: julianna Venturi. A tendência dela eh de afundar e o abdômen e útero sobem e ficam pesados. Ateh mesmo em mahamudra o útero eabdômen deveriam ficar leves. Geeta deu a ela essas instruções: dedões para dentro e calcanhares para fora. Os glúteos foram para fora. Quando ela se abaixou os glúteos foram em direção das mãos. Eles não devem ir para frente. Use as pernas para ir para trás e não os órgãos internos
Ardha uttanasana, todos fazendo
Joelho interno em direção a coxa interna ascendendo
Joelho para virilha interna perpendicular
Vah para os dedões internos e cave a cabeca frontal do fêmur para trás
Coxa interna para trás
Veja o que acontece com o abdômen
Encontrou a claridade?
Adho mukka svanasana com as mãos na parede
Faca e observe a sua postura
Exemplos: felicity Green, lois steinberg, anabel de laine, e eu mesma. Geetaji tambem demonstrou e pediu que todas observassem a posição dos glúteos na postura
Voce ouviu para não fazer adhomukka svanasana quando estiver menstruada. Isso eh porque muitas pessoas movem as costelas flutuantes para o chão do abdômen. Encurtamos o espaço entre as costelas flutuantes e o chão do abdômen. Voce tem que alongar essa região.quando mentruada essa área tem que ser alongada e use um almofadão para a cabeca. Muitas vezes usando a elasticidade essa área tende a encurtar.voce deve ter a base de tadasana no tronco lateral em adhomukka svanasana.movemos os ísquios altos demais nessa postura. Como em dandasana movemos as lombares demasiadamente para o abdômen. Ginastas tiram a energia vital toda de seu ser com seu peso em seus pés e com os glúteos para trás.
Voce fica sem ar dessa forma.
Exemplo: Judy Freema n. Quando voce abre a parte de trás das pernas a pele da parte de cima dos glúteos vai para longe da linha da cintura. Voce deve tambem abrir a pele na base do abdômen e das costelas flutuantes. De outra forma o espaço irah se comprimir e o diafragma tambem. Quando eh feito dessa forma com as costelas flutuantes para as coxas a pele da base do abdômen vai para cima em direção as costelas flutuantes.eh absolutamente uma postura invertida quando feita dessa forma. Ao invés desde o diafragma externo abra o diafragma interno.
Exemplo: evlaleah Howard. A parte externa dos ossos das coxas esta indo para frente ao invés de ir para trás.
Exemplo: anabel de laine. Ela estava menstruada os glúteos contraídos. Uma corda colocada ao redor das coxas foi puxada antes e então a corda da coxa interna foi puxada mais para fazer a coxa interna tocar a externa. Essa ação fez com que o útero não se inverta. Voce pode fazer essa ação sem as cordas levando as mãos primeiramente numa plataforma com as pernas separadas em prasarita padotanasana. Então as mãos podem descer do suporte e as pernas se unirem mais e descansar a cabeca com suporte. Mulheres menstruadas e grávidas tendem a segurar a pelve a glúteos com um medo inconsciente. Eh o medo da gestante de não perder o bebe, pedir para a mentruada a afastar as perna jah gera medo.a liberdade nesses casos devem acontecer nessas posturas.
Urdhva prasarita ekapadasana. Porque voce gostaria de fazer essa postura durante a menstruacao? A perna elevada coloca pressão no abdômen.
Exemplo: patricia walden ela esta derrubando a parte externa da coxa em cima da perna estendida. Ela esta segurando com o abdômen para elevar e mover anti gravidade. Isso não eh uma postura para a menstruacao pois a mesma tem um “agarrar” do abdômen.
Adho mukka svanasana todos fazendo.
Crie espaço entre a perna e a região pélvica como em trikonasana
Eleve a coxas externas para fora, as pernas internas devem cortar para fora
As coxas externas tem que se elevar e ir para trás
Guruji: a parede externa do abdômen tem que ser igual a parede interna
A maioria de nos eh encurtada na parede interna e longos na parede externa
Separe os ísquios
A linha do centro da parte de trás dos joelhos ateh os ísquios devem ser uma única
Desça com o dedão e a coxa frontal superior bem alta
A parede abdominal deve estar livre
Somente o praticante muito maduro saberah quando parar, logo continue se movendo.
A linha dos ísquios esta reta ou ziguezagueando? Os ísquios e calcanhares esta paralelos?
Exemplo: Caty Boyer e Mary Dunn. Veja a linha interna entre os pés os pés em distancia igual dessa linha. Alinhe os dedos para frente. Se voce ajustar certinho os dedos a forca da perna estarah lah. Mas isso trabalha desde o corpo interno e não eh através dos dedos.mary tem os pés unidos e não pode ajustar o zig zag das linhas dos calcanhares. Quanto mais voce ajustar desde o tendão de Aquiles mais longo o peh vai ficar.
Adho mukka svanasana todos fazendo a postura clássica com as mãos para frente
Vah para trás com os pés ateh que voce sinta a postura desde a planta das panturrilhas ateh os calcanhares
Alongue os arcos das palmas das maos e sinta a pressão igual com os arcos dos pés. Sinta essa inteligência
Ocidentais empurram a urina para fora do chão da bexiga e voce tem que ir a todo momento ao toalete. Como fortalecer o assoalho da bexiga? Crie espaço com a ação correta, aquele que sabe a correção da própria debilidade sabe dar a ação correta.
Geetaji: com as palmas para frente voce consegue conectar com os seios com o dedo médio para frente. Voce deve achar as respostas desde dentro.
Guruji: com as palmas das mãos para frente, a palma direita abre o peito direito
Palma esquerda abre o peito esquerdo
Conecte desde a sua sabedoria e experiência
Conforme voce abre a palma das suas mãos veja como voce abre o peito
Estique os dedos completamente para fora e sepaardos para abrir o arco da mao
Estenda toda a palma
Vah para a parte interna dos dedos, o que ocorre com o peito? Seios?
Exemplo: laurie blakeney. Espalhe os dedos e abra as palmas. Move o dedinho para longe do punho, mova todos os dedos para longe do punho
Exemplo: evlaleah Howard. Geetaji instruiu: problema de tireóide. Quando ela cava para baixo a partir das coxas externas ela tambem cava para baixo e para dentro a parte do trapézio perto da coluna. Quando ela ajusta as pernas o trapézio alivia. Mova a parte externa do tríceps para fora e para o chão. A parte interna do tríceps para cima. A mesma ação nas mãos e braços como as pernas e pés.
Adho mukka svanasana com todos fazendo
Guruji: voce trata o corpo como um algo objetivo ou de forma subjetiva?
A natureza eh o objeto
Subjetivo eh Purusha, use Purusha que a postura sairah melhor
A mente e subjetiva
Deixe que Purusha permeie cada canto de seu corpo
A palma eh subjetiva, o chão objeto. Existe uma evolucao entre os dois?
Pressione firmemente as palmas das mãos
Os joelhos são objetos ou subjetivos? Joelhobaixo? Joelho alto?
Abra a parte baixa das panturrilhas
Observe as laterais do abdômen, eh objetico ou subjetivo?
Faca a parte interna do platô púbico subjetivo
Tadasana
Levante-se rápido desde adho mukka svanasana
Como voce sente o abdômen? Livre e aberto.
Prasarita padottanasa I
Exemplo: patricia walden. Ele esta fazendo uma postura objetiva. Purusha a alma intelectual. Citta, prana e movimento da parte alta e baixa das costas trazem harmonia a Citta. Isso eh a natureza
Geetaji: desde os yoga sutras (4:3), Nimittam aprayojakam prakrtinam varanabheda tu tatah ksetrikavat. Assim como um fazendeiro constrói bancas para irrigar seu campo, um yogue envolvido deve canalizar a fluxo da sua energia. Purusha sendo a alma intelectual deve animar Citta. Quando os desequilíbrios no corpo são removidos o Prana pode circular livremente; quando o prana flui o movimento da consciência flui. Remova as desarmonias e deixe a postura sair da objetividade e entrar na subjetividade
Prasarita padottanasana I e II com todos praticando
Guruji: o chão eh um objeto e o peh eh algo subjetivo
O peh externo deve estar em Tadasana perfeito, vocês todos estão se agarrando com o dedão do peh
Saiba entender a natureza e usar a sua inteligência
A postura errada eh quando a espinha dorsal cava para dentro; aprenda com a postura errada
Saiba difundir o ponto focal desde esse ponto onde a espinha afunda
Purusha num asana advem de quando a perna frontal e posterior estão paralelas
Consciência move-se de pouquinho em pouquinho
Corte para a faca de seu peh
Como ajustar o corpo orgânico ajustando o corpo internamente
Todos vocês fecham a pálpebra dos pés. Abra essa pálpebra (a parte media lateral)
Enquanto houver divisão entre objeto e subjetivo o aprendizado não eh assimilado
Quando objeto e subjetivo tornam-se uma coisa o tratamento para as doenças pode acontecer
Quanto mais côncava a espinha mais fechada
A parte superior do encaixe do quadril e a inferior devem alinhar-se
Vocês apenas alargam a base da articulação
Mantenha a largura dos glúteos e desca com a cabeca
Pressione a lateral do dedão para abrir a parte externa do encaixe do quadril
Glúteos para longe do corpo
Tadasana
Pés unidos, sinta o abdomen
Adho mukka svanasana
Repita a ação de prasarita padottanasana em adhomukka svanasana
Alongue sem criar tensão
Toque com o joelho superior o calcanhar
Tadasana
Pés unido sinta a leveza do abdômen
Sirsasana
Demonstração do Guriji onde ele fez o cóccix ser a parte subjetiva e o chão a objetiva