Intensivo para Mulheres de Puna 1997 – conducao de Geeta Iyengar – Aula 7 de Janeiro

Aula de 7 janeiro de 1997 Foco: manter o abdômen suave. A lição anterior foi a mais importante ( aula de 6 janeiro 1997). Upavishta konasana eh a preparacao para as pernas de dandasana. As pernas de dandasana são a preparação para as pernas de sirsasana. Aprenda a levar as coxas internas e as canelas externas para a linha media. Não gire as coxas e canelas que irão comprimir o abdômen. Invocação Sente-se ereta com o esterno elevado e para cima Olhos suaves Audição para dentro, tímpanos para dentro Relaxe as células do cérebro e as temporas Tadasana Tadasana eh preparação de sirsasana Fique em peh em tadasana Inflando a barriga movemos o sacro e glúteos para trás. Essa ação eh incorreta , encurta a lombar e leva a pelve para frente Coloque um bloco entre as coxas altas internas para essa correção Agarre o bloco com as coxas externa para não tensionar o abdômen Sirasana Demonstracao de Guriji. A manta dobrada em três para sirsasana eh usada para as mulheres que tem ombros fracos. Errado colocar as mãos cruzadas embaixo da manta. 90% da mulheres ocidentais inflam o abomen para frente e sacro tambem se projeta.Isso eh ação incorreta. Para ajustar voce quer o meio da coxa ateh o topo da pelve bem estendida. Ajuste alongando desde o umbigo ateh o diagfragma sem perturbar as pernas. Veja que tem uma reação quando voce faz essa ação a parte frontal muda a posterior e vice versa. Conecte a mente com o corpo e vice versa; coloque a mente em um ponto particular do corpo a mente não eh como mercúrio, devagar para ganhar inteligência.a sua mente eh como uma pedra . Gire as pernas externas para dentro mantendo as mesmas paralelas como em tadasana. A perna do figado deve girar mais levando o orgao para sua Natureza. Leve a área do figado , na extermidade da costela flutuante para os rins, movendo para trás. Leve as pernas alinhadas com as costelas . Aumente o espaço nas alterais do osso da pelve separe o tronco das pernas e leve os cotovelos mais perto um do outro para os ombros não saírem , toque o cotovelo na manta dobrada em três. Com esse apoio de manta nenhum problema de órgãos irah surgir. Urdhva dhanurasana O abdômen deve mover-se em direção ao esterno. O movimento de trás para frente aumenta o espaço desde o diafragma ateh o estomago e aumenta a circulação de sangue no abdômen. Em sethubandha o quadril e pernas movem-se aos pés. Colocando cinto no miolo dos glúteos e púbis Coloque o cinto ao redor dos glúteos e osso púbico e no meio do sacro exatamente no meio da carne dos glúteos Para deixar ainda mais forte o cinto dobre os joelhos e aperte ainda mais com os joelhos flexionados Sirsasana Mary Dunn observe onde o cinto se sente mais. Se o cinto esta solto na parte de trás mova o mesmo na frente em direção do diafragma. Quando o trapézio esta rígido dores de pescoço acontecerão no sirsasana. Lembrem-se do trabalho de ontem de dansasana/ upavistha. Faca em sirsasana. Sensibilidade perdida em dandasana versus upavistah konasana. Quando as pernas estão afastadas a carne vem aos ossos mais prontamente. Estreite a pele das canelas. Os ossos estão perpendiculares em dandasana e upavistha konasana? A parte de trás das canelas vão para longe das virilhas e a parte da frente vai para perto. Agarrar sem tensão a área dos joelhos eh um alivio. Mentalmente “corte” um cinto bem acima e bem abaixo dos joelhos pra alongar a pelve. Dandasana Exemplo: Joan White tem um problema nos discos vertebrais os calcanhares não estão alinhados. Eleve os glúteos do chão, alongue as canelas e alinhe os calcanhares unidos. Qual glúteo esta mais pesado? Coloque uma prancha de madeira em baixo do pesado experimentando quão longe o mesmo deve ir. Estarah certo quando o peso cair para o glúteo com menor peso. Guriji pressionou para dentro as canelas de Joan e então as canelas e então as coxas usando seus pés em ambos lados das pernas externas criando equlibrio entre as duas. Dansasana Todos fazendo a postura com blocos entre as coxas Fibroses no abdômen acontecem pela mah circulação Encolhendo o abdômen voce colabora para a fibrose brotar Se o tadasana for feito com ação muscular e errado. Voce deve mover os ossos sem endurecer a carne pois isso fecha o espaço no abdômen. Quem segura o bloco são as côas não o corpo de órgãos. Voce aprende isso com o bloco em dandasana. Remova o bloco e mantenha o movimento correto. Os ossos vão ateh a carne e vice versa. Eleve as laterais do tronco sem enrijecer o abdômen Não faca sirsasana se o fluxo mentrual ainda estiver ocorrendo. Se o fluxo voltar de pois de uma hora de praça estah errado Se nao houver fluxo por cinco horas e o mesmo voltar pode ser o fluxo final de expulsão Upavistha konasana com cinto ao redor da pelve como em sirsasana acima O que acontece com os ossos e carne? Movendo as pernas ainda mais afastadas a carne move-se para longe dos ossos o que não eh bom Trabalhe com o dedão e calcanhar acionando o sacro e movendo a perna externa no encaixe da bacia Correto eh: a carne dos glúteos externa move-se para baixo, a parte externa do osso da coxa move-se para dentro, a carne da coxa externa move-se para dentro Mova o joelho externo para baixo e o interno para cima Pressionando através do metatarso para esteder a perna conecte isso a perna interna Exemplo da Patricia Walden: os músculos da espinha encurtados, estomago colapsado. Deve trabalhar eletricamente e não mecanicamente. Eh errado mover-se para frente através da dorsal ao invés de conectar sacro e cóccix para dentro do corpo que previne a queda do abdômen Exemplo de Lois Steinberg. Senta-se sem manta e o cóccix não esta para dentro, os glúteos estão pesados se comparados a parte alta das costas. Sentando-se na manta dah vida ao peso dos glúteos. Mais correções: leve a espinha posterior para baixo e a espinha anterior para cima. Se voce não souber a correção estrutural do corpo não poderah fazer correções para problemas orgânicos. Dandasana leva um tempo a ser corrigido enquanto Upavistha konasana leva menos tempo. Se o joelho ou pés caem de um lado os órgãos desse lado colapsam. Se eles ainda caem com uma manta embaixo dos glúteos então coloque outra manta embaixo do pe com o lado a ser corrigido. Então eleve os glúteos da manta pressione as virilhas para frente para sair da postura. Dandasana todos fazendo A parte externa da panturrilha estah sendo pressionada no chão ou elevada? Não hiper alongue os dedos A ação de Upavistha onde rolamos as coxas superiores para dentro aqui são repetidas Bloco inserido entre as coxas superiores na posição estreita Pressione o bloco para levar as panturrilhas para dentro do osso Deixe as panturrilas pressionarem o bloco, embora o mesmo continue entra as coxas Sirsasana ainda com o cinto no meio dos glúteos e pubis Pressão igual nos braços :parte da frente e de trás Pressão igual em ambos os lados do osso do peito Meio do joelho, tornozelo e quadril em uma linha Sugue a parte externa da articulacao braço para dentro e a interna para fora Pele da coxa circulando para dentro Parte interna das panturrilhas como um fio Não leve a língua para dentro da boca sugando-a Deixe o joelho interno tão longo quanto o externo Pele do osso púbico não succionado para dentro do corpo Mova e pele onde o cinto esta tocando para as laterais Abra, não afunde as costelas laterais deixe as costelas iguais na fronte e parte posterior A espinha aprende o que eh alongamento com a ação dos joelhos Paralelismo nas laterais dos joelhos Alongue a perna interna Upavistha konasana em sirsasana Espaço do calcanhar interno e dedão paralelo Paralelismo do tornozeo interno e externo Tadasana nas perna em upavistha konasana Eh incorreto girar as pernas e apontar os dedos para baixo que afeta os órgãos Mantenha as perna em tadasana enquanto entra em upavistha konasana Amacie o abdômen quando os dedões vão para cima Quando eu aumento a dor eu aprendo algo Sirsasana com as pernas em upavistha konasana tem as mesmas pernas de upavistha konasana no chão As laterais dos pés estão parelelas ao teto Alongue o osso do tornozelo ateh o arco do peh As pernas devem estar retas sem perturbar os joelhos Salamba sarvangsana O alongamento das pernas em sarvangasana eh diferente de sirsasana Traga a carne da parte alta dos trapézios e pescoço mais perto do osso para suavizar a garganta Em sarvangasana o cinto não eh necessário para a pelve, mas ajuda para as canelas Quando o “dome” arco do trapézio eh rígido isso cria probelmas de tireóide e de pescoço Mãos longe das costas Dobre os cotovelos de face ao teto com as palmas abertas para abrir o peito Quando a canela externa estah acima da interna gera-se ação muscular e não orgânica, eh errado Cóccix para dentro Halasana Ação de dandasana nas pernas Pressione o dedão e metatarsos Quando as pernas sacodem relaxe a língua e a pressão na garganta Com ação muscular o corpo organic fica estressado Quando as mãos nãos estão nas costas as mesmas precisam se elevar por si soh. A área dos joelhos internos deve girar para dentro, crie estabilidade desde aqui e alongue desde aqui Salamba sarvangasana Geeta Ji: faca sarvangasana com dois cintos ou com dois rolinhos enrolados embaixo dos trapézios para amaciar os músculos. Coloque-os diretamente embaixo da parte dura dos trapézios e não embaixo da espinha nem dos ombros Tensão nos trapézios causam probelmas de tireóide Halasana O peso das pernas ano devem cair sobre o abdômen Faca ustrasana com o pescoço Afaste as pernas suavemente Agarre as pernas e depois traga-as unidas para não tensionar a garganta A canela interna e calcanhares como em upavista konasana e dandasana Canelas internas em direção aos calcanhares , o arco do metatarso do dedão do peh em direção da perna, assim se faz o arado Setubandha sarvangsasana no banco largo para as menstruadas Exemplo: lois steinberg com os cinto nas coxas altas. Observe os desalinhos. O peso não estah caindo no lado certo e a perna esquerda esta girandopara fora. O abdômen tambem esta caindo. Geetaji pressionou a coxa esquerda fortemente para baixo alinhando as pernas e abdômen. Setubandha e o reverso de dandasana. Voce trabalha as perna para longe da linha da cintura e tórax longe da cintura. Coloque o banco na linha dos rins. Um outro foi colocado ao redor da pelve no miolo dos glúteos. A fivela do cinto eh colocada de uma forma que as coxas que rolam para fora não o façam. Mobilidade eh requerida mas temos que manter a sensibilidade ou problemas ocorrerão. Viparita karani não relax o abdômen pois o abdômen eh o próprio “fulcurm “ da postura. Deixando o quadril cair a ação correta em viparita aumenta a ação de fulcrum. Viparita karani e urdhva prasarita padasana não são feitas para o período menstrual. Na ultima quando elevamos as perna um lado do abdômen incha. Isso deve ser checado pois eh ruim para a lombar. Antigamente ensinávamos as posturas com os jumps mas hoje em dia sabemos mais sobre as mesmas e vamos devagar para levar maior compreensão.