Intensivo para Mulheres de Puna 1997 – condução de Geeta Iyengar – Aula 17 janeiro

Intensivo para Mulheres de Puna 1997 – condução de Geeta Iyengar – Aula 17 janeiro Pranayamas Foco: movimento motor e sensorial dos nervos. Invocação. Sente-se de forma ereta. Mãos em frente ao peito. Espinha ereta. Eleve a espinha para cima. Eleve o esterno para cima. Relaxe a boca e a língua. O canto interno dos olhos para trás da cabeca. Enquanto os cantos vão para trás da cabeca solte a pele entre os olhos e os ossos da bochecha. Pele das temporas para trás, suaves, para longe do nariz e ligeiramente para dentro. Não infle essa pele. Adho mukha svanasana. Antes fizeram um rápido uttanasana. Guruji : o aprendiz tem uma personalidade devotada. Vocês são todos ávidos por dinheiro e vem para a classe de yoga como a uma bolsa de valores. O que He adho mukka svanasana? As vezes falamos para que todos vocês elevem os seus braços em tadasana. Mova a pele do deltóide para baixo, a pele para cima, alongue os punhos. voce pode sentir enquanto alonga para cima o alongamento circulatório, horizontal e vertical? Como eu irei integrar os meus órgãos sensoriais com os motores? Eu bombo o corpo externo para ir para dentro, eu conecto o corpo interno. Se voce não pode fazer isso voce não pode fazer adhomukka svanasana. Faca o contrario : punho ao cotovelo, cotovelo ao ombro e perceba se a energia irah perceber o dedinho das mãos. E o indicador se estiver indo ao polegar? Eh um alongamento equilibrado? Porque voce se alonga de forma desequilibrada? Tadasana Exemplo. Juliana Venturi e Carol Baillargeon. Os braços para cima da cabeca sem inteligência alguma mesmo se eu as corriga elas irão fazer errado de novo. Elas são aglutinadoras e não usufruem de suas inteligências.me machuca quando eu veo como elas praticam. Adho mukka svanasana. Exempo: patricia walden e felicity hall. Fazendo o memso que as demais veja as curvaturas. Compare os braços com as pernas e veja as pernas mais alongadas que os braços. Patricia leve os punhos para trás. Felicity leve seus punhos para frente. Assim seus barcos ficam alongados tambem. Vocês apenas buscam o conforto. Agora faca tadasana com os braços para cima da cabeca. O que ocorre com o cóccix? Musou? Faca adhomukka svanasana. Voce calibra o cóccix como em tadasana? O tronco estah longo ou encurtou? Eu preciso equilibrar mas para vocês uma técnica basta. Demosntarcao: Guruji. Agora veja a pinha postura. Suponhamos que eu seja rígido e alongo para longe (distancia entre pés e mãos). Inicio com hamonia e final em harmonia nada muda. Refinada ou bruta qual eh a harmonia? Cru para mim eh uma postura não terminada. Posso manter a estabilidade enquanto eu treino finalizar a postura? Voce não transfere o que aprende de uma postura para outra. Voce faz por gancho ou de forma torta! Exemplo. Patricia e Felicity mais uma vez. Tadasana. O que acontece os joelhos? Meçam a área dos joelhos. Agora em adhomukka svanasana elas mantiveram a mesma área? Felicity a área ficou mais curta, os pés foram movidos mais para trás, os joelhos se abriram. Patricia seus joelhos de baixo alongam mais, pés foram movidos ara frente e equilibramos os joelhos. Vocês não são curadoras. Eh minha cura que vai ateh voce. Em peh e veja qual a circunferência do osso do calcanhar. Patricia, em adhomukka svanasana faca seu calcanhar como em tadasana. Um calcanhar no centro toca e outro estah fora do chão. Ancore seu metatarso e gire a pele o calcanhar externo para o interno paar ganhar mais sensibilidade nos nervos. Felicity seu metatarso do peh direito esta longo em relação ao esquerdo. Veja o quanto eh cru o corpo grosso. Eleve o dedão do peh esquerdo e mova a bola em direção ao olho e mova a pele do calcanhar externo por trás em direção ao calcanhar interno e o joelho externo vira mais para trás. Quanto mais humildes se tornarem mais voce va polir a sua mente, mais brilho ela vai ter. vocês apenas polem sapatos e corrimões. Geetaji: eu praticava nessa manha exaamente o que ele estah passando a vcs, eu não falei nada com ele sobre isso. Demontracao: geetaji. Adhomukka svanasana (ela faz de forma bem larga para lidar com a rigidez de seu peh contundido). Tem contração no corpo aonde tem dor. Por causa da dor no peh toda a perna estava contraída. Vocês encaram temperaturas mais frias que as nossas e devem ter corpos mais rígidos por isso. Quando o corpo interno não entra em contato com o corpo externo voce tem que alongar. Eu começo trazendo a perna para dentro, para trazer as porções extrenas e internas da perna em linha. O mesmo com os braços. Voce vê apenas cotovelos dobrados não eh? Voce tem que saber da posição exata dos ossos. Vocês sabem dessa postura sem desafiarem vocês mais nessa postura. Então eu afasto mais as distancias primeiro, então quando a vida entra eu começo alaongar. Tadasana (Utthita hastasana) Demonstracao: geetaji. Braços para cima. Quando tem dor no trapézio perto da coluna espalhe os braços. Posso espalhar e trazer compatacao para aliviar a pegada? Se eu apenas pressionar para dentro e elevar a pegada virah. Dobre os cotovelos , alargue a área entra as escapulas então comprima e eleve. Vida pode chegar agora. A energia vital pode ser levada para dentro dessa forma se voce não estiver observando, por exemplo, escapulas de espalhando. Voce precisa ter um diafragma para o peito para conectar o corpo infeirior e superior em adhomukka svanasana. Posso criar um diafragma nos braços inferiores ,braços supeiores, pés e pernas inferiores? O diafragma mantem voce atento para nao jogar a engergia. Com o diafragma a área sobe e sem o memso desce. Hérnia acontece onde não tem diafrgama. Entenda onde a pele, músculos se estendem e vc precisa subir. Encontre isso como um iniciante. Primeiro vc se delicia com Bhoga e depois Yoga deve chegar. Adho mukka svanasana. Exemplo de N. Rajalakshmi. Ela não estah criando um diafragma nas pernas. Leve os pés para trás e abra mais, isso estende o fluxo de energia e cria um diafragma. Tadasana com os braços para cima e comunicando as laterais do corpo com as mãos, mantenha isso desça com as mãos e leve os pés para trás. Vah para a ação de tadasana e mantenha a ltura criada em tadasana em adho mukka svanasana. Leve o corpo interno ao corpo externo. Eleve a perna totalmente do chão e mantenha e xtensao da mesma eqto caminha para frente. A altura deve vir desde o corpo interno. alongamento largo eh assim que a altura vem desde e nasce desde o corpo. Voce tem que mover as pernas pra dentro sem perturbar o corpo celular interno. voce tem que aplicar esforço ateh o ulitmo ponto depois que o crescimento biológico foi completado. (exmeplo da idade mais avançada). Tadasana todos juntos fazendo. Braços para cima. Exemplo. Berber Schoenholer. Fazeno. Estah enrijecendo o abdômen quando eleva os braços. Demonstração. Guruji. Ela estah fazendo a ação motora apenas como ginástica. Eu ativo os nervos motores e depois alongo a pele paar ativar os nervos sensoriais. Exemplo. Berber dobre os joelhos, corte os glúteos para baixo e agora alongue as pernas. Espalhe os braços para levar vida na parte de trás das axilas. Mantenha essa vida e uma as mãos . Todos fazendo. Todos em peh. Estão em peh desde os nervos motores ou sensoriais? Estão equlibrando dos dois? Mais de 6 mil milhas de sistema nervoso em seu cirpo e vc não os usa. Espalhe a pele de seu peh. Perceba o gingado da bola de seu dedão do peh em direção ao dedinho. Nervos sensoriais são de ação sutis. Nervos motores são de ações grossas. Devem trabalhar de forma paralela. Espalhe a base do peh para as laterais externas. A bola dod edao do peh observa e desenha uma linha reta de seu inicio ao fim. O que acontece com o tadasana? Compare as linhas das palmas das mãos. Algumas são profundas e outras finas. Voce não vê isso em seu peh? Agora leve os braços para cima. Qual aprte do punho estah para baixo ou paar cima? Com os barcos alongados a ação do osso do punho quando em equlibrio eh sensorial. Então alongue a teh a pontinha do dedão e isso eh mais ação motora. Adho mukka svanasana com todos fazendo. A base do dedão do peh deve se alongar desde a sua parte interna ateh a externa. Quando essa aprt toca o chão competamente a perna fica reta. A extensão da perna posterior depende dessa ação. Tenha um toque estável nessa linha. Isso eh conhecido como polir o corpo interno. Onde não tem sensação alguma os nervos sensoriais não estão trabalhando somente os motores. O cérebro torna-se como uma pedra de cristal.(yoga sutra 3:47 rupa lavanya vajra samhanantvani kayasampat) A linha estah paralela desde a bola do dedão do peh? O movimento da perna mudou? Ative o sistema nervoso central. Tadasana. Braços para cima e leve vida ateh os mesmos. Mova o osso da coxa para trás. Descubra como cada côxa superior não eh somente uma questão de firmeza mas a pel deve mover-se para cima. Qtos de vcs estão trabalhando em seus nervos semsoriais? Os nervos motores devem mover-se aos sensoriais. Mova os nervos motores ateh os sensoriais. O que aocntece com as mãos? Parsvottanasana. Observe o nervo sensorial do peh da frente, se a bola do dedão do peh naoes tiver paralela vc não conseguira acionar o nervo sensorial. O calcanhar externo eh como um cosmético. Empurre a inteligência para que o calcanhar de trás atue como em adho mukka svanasana. Faca adho mukka svanasana mas pernas eqto faz arvottanasana. Perna da frente nervos sensoriais e perna de trás nervos motores. Todos estão fazendo como a Felicity com o osso do glúteo da perna da frente caindo. Outro lado. Os nervos motores e sensoriais devem caminhar paralelos nos dois lados. A perna da frente paar trás e a de trás para frente. Como a postura mudou? Vc não estuda geometria. Com o peh da frente muito para frente o perioneo estarah muito para trás.levando a perna da frente para trás o períneo vê mais para o meio, mantenha isso, leve a perna de trás para trás para criar a instancia correta. O perioneo precisa ficar no centro para que os nervos motores e sensoriais fiquem paralelos. Eh porisso que para algumas mulheres não as levamos a abrir as posturas desde posturas em peh. Saims de uttananasana que manterah o abdômen suave. Subam. Demosntarcao. Guruji. Parsvottanasana com a perna direita para frente. Os nervos motores trabalham com volição. Os nervos sensoriais com cognição, inteligência e sensibilidade. Parsvottanasana. Todos praticando. Primeiro tadasana. Agora vah a uttanasana. Agora leve a pena direita para trás. A perna esquerda ativa os nervos motores. Agora de volta a uttanasana. Para trás de novo parvottanasana. A perna da frente estah pesada ou leve? Agora leve as mãos para trás. O que acontece com as pernas? Qual eh a mais pesada? A classe responde: a da frente. Iyengar diz que isso eh impossível! Traga o torso para cima. As pernas ficam na mesma posição. Agora leve os braços para baixo. Qual eh mais leve? O peso foi redistribuído com a elevação do tronco. De novo salta e perna afastadas. Braços para cima. Braços para trás. A perna da frente para trás. O peso mudou. Leve os bracos e cabeca para baixo. Agora os órgãos abdominais se suavizam. Subam e leve o peh da frente mais ainda para frente. O abdômen se contrai. Perna da frente para trás, as duas para tas. Prasarita padottanasana. A linha desde a bola do peh não esat tocando corretamente. Toque de forma igual. Peh unidos. Desde a extermidade de seu olhos como a linha da bola do peh se comporta? Cada movimetno do corpo imprime uma impressão na mente. Pele de cima e da as da bola do peh equilibradas e paralelas. A escala da justiça ao longo de toda a extensão da bola do peh do dedão do peh não deve mudar. A sua mente deve ser levada ao outro lado da balança quando tem desequilíbrio. Geetaji: oq eu vc estah olhando? Sabe onde estah a balança da justiça? Vc pegou alguma coisa doq eu apenas foi dito? Demonstracao: geetaji. Venham aqui. Vcs ficam assim com os pés para fora. Os nervos motores estão ativos. Para agarrar o osso da coxa para dentro qdo o peh estah para fora faz a raiz da coxa ficar solta na cavidade. Os nervos sensoriais estão nos pés. Entendimetno cognitivo não vem eqto vc estah apenas fazendo e não ajustando. Primeiro vc tem que sentir algo lah. Vc nem sequer sentiu os nervos motores e stava olhando p/ seus pés. Se tem uma preocupação em derrapar eh pque o monte interno dos dedos não estão agindo. Trabalho no calcanhar externo para estabilizar. Vc vai a balanca da justica mesmo qdo não sabe se eh o caso. Observe qual a reclamação do peh ou da pele. Essa perna tem sido tocada por geeta. A primeira perna não reclama. As crianças não reclamam. Com a idade as reclamações começam. Aqui nada aconteceu e vc quer justiça. Todos fazendo: Compare as pernas da direita e esquerda e SUS Todos fazendo: Compare as pernas da direita e esquerda e seus nervos motores e sensoriais. De ao nervo motor o trabalho do burrinho. Distancia entra as pernas. Quando voce ficou em peh naquele peh vc elevou com aquela coxa para ficar alto? Vc estah nos calcanhares ou na bola do peh? Qto o dedão estah tocando? Pergunte ao seus metatarsos para q eles te perguntem. Busque a sua pele, cada área. Estah igual no posterios das duas coxas? Os nervos motores jah avisaram que não podem ficar dessa forma. Os nervos sensoriais devem então entrar. O abdômen estah receptivo? Vc deve deixar ele assim. Eleve os braços. O abdômen estende? Nervos motores? A elevação estah igual nos 2 lados? Um lado estah para frente e outro para trás? Vc deve encontrar essa resposta. Use a balança da justiça. Agora as palmas das mãos no chão. Qual perna estah perto do monte anal? Qual perna estah indo para longe do corpo? Qual perna estah entrando no corpo? O que vc sente naquela perna? O alongamento da virilha desde a frente para trás eh a mesma? Ajuste. Exemplo. Juliana Venturi e Karin OBannon. Estão mantendo as virilhas em equilíbrio? Como um livro que foi feito e atado desde paginas soltas. Uma pagina não se abre totalmente atrás. Com livros grandes as pequenas partes são primeiramente unidas e depois o restante. Juliana a pernaesquerda a lateral da pagina abre a da direita estah fechada. Ela deu comprimento para a virilha esquerda e não para a direita. A balança do equilíbrio valeu somente para a esquerda. Karin o ísquio esquerdo estah para cima e do direito para baixo. Leve a balança da justiça para o peito. Geeta movou a caixa toraxica desde a esquerda para a direita e os glúteos mudaram de posição. A coca interna esquerda para trás, ação sensorial aqui. Algum espcao ela achou e algum melhor equilíbrio. Cabeca paar baixo , a perna esquerda estah para baixo a diretia par cima.karin caminhou com o peh esquerdo um pouco e as pernas se equilibraram. A rigidez no ísquio direito se suavizou movendo o calcanhar direito para dentro. A balança da justiça eh o calacanhar para ela. Vc não pode usar a terapia aos outros a não ser que vc saiba o que isso p/ vc. Investigue para descobrir. Mesmo que seja errado vc tem que tentar p/ saber. Tentar agarrar ou soltar. Espalhar ou endurecer. Com Juliana se vc apenas for p/ trás com os glúteos, as virilhas estão macias mas mortas. Prasaritta padottanasana com todas praticando. Pés afastados. Observe, memso que um asana leve muito tempo vc tem que ler. Virah mais rápido no fututo. Felicityse vc girar a cabeca dessa ou dessa forma como isso afeta as virilhas? As virilhas caminham p / dentro. Agora as palmas p/ baixo. Encontre. Exemplo Mieko Nakamura. Ela diz que estah tentando ver. Olhe o que ela farah com os pés se as pernas não esto em prasaritta padottanasana. Podem esar em tadasana? Não. Leve as perna muito mais afastadas. O que faer para remover as tensões das virilhas internas. Abra a parte interna da coxa interna primeiro depois a pele e mova a pela para longe do centro. Qual pele estah paar cima e qual estah para baixo? A pele interna da virilha esquerda deve se mover desde a frete para trás. Quando vc move as palmas para frente isso cria espaço nas laterais alongando e qudo vc leva as palmas para trás os nervos sensoriais se ativam. Prasaritta padottanasana todas fazendo. Leve as palmas para baixo. A perna de trás aberta. Ação de adhomukk svanasana nas pernas vc sente a mesma qualidade de toque? Agora caminhe para dentro com os pés, 6 inches ou mais com caca peh. Eh mais difícil de mover as virilhas internas para trás pois os nervos sensoriais ficam bloqueados. Apenas os nervos motores estão funcionando. Como o qu vc aprendeu em prasaritta padottanasana pque uma perna esth a mais pesada? Agora espalhe as pernas. Veja o qto cada virilha interna estah aberta. Agora veja o seu dedão interno e aplique a balança da justiça. Um estah agarrando o mat e outro não. Agora qdo vc contrai o espaço entre o monte do dedão como isso afeta seu abdômen. Leve a cabeca para baixo. Cebca para baixo e para dentro aos que tem tronco longo e pernas curtas. Exemplo: mieko Nakamura. Ela levou os pés para dentro qdo Geeta instruiu para descer com a cabeca. Depois ela instrui a usar um bloco embaixo de cada peh. Agora desça. A balança da justiça operou em suas pernas. Vc precisa descobrir o que estah sendo comprimido. Sirsasana. Mat e manta dobrada. Viparita dandasana as menstruadas. Subam. Veja se a sensibilidade das pernas vem desde a ação dos braços. Demosnatcao: geeaji. Os antebracoes ato para baixo. Para achegar na sensibilidade tenho que cortar o osso do antebraço para ajustar a carne. Se eu não cortar os ossos o alonamento não chegarah no tronco, ombros e axilas. Se o osso não corta eh tão somente a carne que irah se mover do antebraço. O osso tem que descer. Antes de subir encontre onde estah esse osso. Eh mais difícil de ajustar qdo vc estiver na postura. Todos fazendo. Suba. Como estah o alongamento do barco superior? Melhor? Agora vc viu esse alongamento em tadasana não viuj? Desçam. Tadasana.