Executar, manter e sair das posturas de Iyengar Yoga por Prashant Iyengar

Voce pode mos falar mais sobre a tecnologia externa e interna (orgânica) das asanas em Iyengar Yoga e sobre as técnicas de fazer a postura, permanecer nela e sair da mesma? Por exemplo, vocês sabem as técnicas de Tadasana, Trikonasana e como obervar suas pernas, espinha, peito, braços, mãos, dedos e dedos dos pés. Voce sabe que existem técnicas anatômicas, esqueléticas, musculares: e como cada uma dessas partes devem se posicionar.Similarmente se voce observa que existe uma posição para o esterno e peito em Tadasana deve também existir uma posição para os intestinos, colon e fígado. Ou em Trikonasana , se voce sabe que a espinha deve ficar de certa forma então o peito e pernas e osorgaos internos deveral também estar em determinadas posições. E , a partir daih voce cria certas ações para a postura para manter a mesma.Isso não eh apenas um exercício onde voce cria movimentos sucessivos ou de isometria, aqui voce precisa levar a respiração a determinadas partes e ser habilidoso para manter a estrutura.Assim sendo, existem ações para manter a postura e outras para sair da psotura.

Entao são três aspectos num asana: execução, permanência e saída. Voce pode ser muito escrupuloso ao entrar em Trikonasana: voce ajusta seu quadril, os ísquios, as virilhas. Imagine que voce esta no lado direto e voce sabe como o ísquio direito deve mover-se, como a virilha direita deve mover-se, mas quando voce sai da asana em Iyengar Yoga voce igualmente precisa observar essas mesmas partes. Quando voce desfaz a postura, voce apenas desfaz. Voce eh analítico, cuidadoso, meticuloso, lento para construir a asana mas desintegra-se quando escuta :desfaçam a asana".

Quando voce desce para entrar no asana em Iyengar Yoga voce vai em etapas, em estagios observando em cada fase os diferentes movimentos de cada parte, mas quando voce sai geralmente voce não observa tanto.

Asanas em Iyengar Yoga precisam acontecer como estados e voce deve permanecer em determinado estado e voce alcançar um determinado estado.Existe inicio e fim para cada asana em Iyengar yoga.Porisso que a técnica em descer tem uma estrada particular, em trikonasana quando a sua mao desce não significa que voce jah terminou pois existem inúmeras ações a serem feitas e mantidas tais como esticar ainda mais a outra mao para cima, girar a cintura, girar as costas, alongar a espinha, abrir o peito, girar os ombros para trás etc. Todas essas coisasa acontecem depois de voce ter descido com a mao.Entao voce esta ainda fazendo e o que acontece ? Voce sai da asana em Iyengar yoga quando as ações terminam e isso não eh apropriado pois voce não permaneceu tampouco sustentou a sensação da postura.

Terminado o aspecto das ações em trikonasana voce deve permanecer e daih então a asana pode começar a acontecer.O conceito de usar um timer também pode ser bem equivocado: trikonasa um minuto de cada lado.No segundo 59 voce se desconecta totalmente e sai da postura. Quando voce estah ficando na postura voce esta continuamente fazendo algo para manter a mesma, depois voce simplesmente fica na mesma e deixa o ciclo pranico acontecer, o ciclo psico-mental acontecer, a consciência e o "dar-se conta" acontecer.Veja depois a sua saída sustentada sem cair para frente de forma lenta equilibrada sem colapsos.

No exemplo das retroflexões o que acontece? Num lindo rajakapotanasana eh fotografado e de repente após o flash mãos e pés de repente caem no chão com um estrondo.Rajakapotanasa ou Padhagustasana Dhanurasana, imagine essas posturas, como voce sai delas? Aonde esta o controle?

Entao eh porisso que sair da postura eh algo tão importante, voce desenvolve aqui também estágios. Quando voce sai de forma ruidosa cria todo tipo de turbulência na mente; porisso observe sempre desse sistema do Iyengar as três partes , aspectos: como entrar na postura? Como manter a asana em Iyenagr yoga? Como sair da postura em Iyengar yoga? Em cada um desse estágios temos ações a serem feitas.