Entrevista com Geeta Iyengar sobre Menstruacão e Pratica de Iyengar Yoga

Quais são os asanas e pranayamas adequados para o periodo menstrual?

Do dia um do ciclo ateh o final do mesmo que pode durar de 4 a 7 dias a mulher dece ater-se nas asanas que não obstruem o fluxo menstrual e que a deixarão mais apta para lidar com essa fase de purificação.A escolha e feita para que ela não perca energia e para que ela não crie problemas hormonais futuros. As extensões para frente (uttistha paschima pratana sthitti) como Uttanasana, Adho Mukka Svanasana, Prasarita Padottanasana, Parsvottanasana de preferência feitas com suporte para a cabeça ajudam no período menstrual.Para apaziguar o abdômen deve-se primeiramente fazer o movimento côncavo da coluna e depois entrar na postura final. Aqueles que sofrem de dores corporais crônicas, pressão baixa, queda súbita de energia ou de açúcar no sangue devem evitar essas.Ardha Chandrasana e utthita Hasta Padangustasana II ajudam a aliviar sangramentos fortes , dores nas costas e cólicas. Aquelas que sofrem de dor crônica de ciático, discos herniados precisam sempre  adicionar essas asanas nas suas praticas. Asanas de Supinacao (supta shtiti) , tais como Supta Virasana, Supta Baddhakonasana, Supta Svastikasana, Matsyeyasana, Supta Padangusthasana II (feitos com suporte de cintos, almofadões e mantas), relaxam os músculos e nervos que ficam em constante irritacao, estresse e pressão. Esses asanas ajudam a relaxar e a dimnuir a constante vibração desse órgão que devera consumir o mínimo de energia vital. Aqueles que sofrem de falta de ar, peso os seios, retenção liquida, excesso de sangramento, cólicas, irritação mental, e impulsividade encontrarão nesses asanas um balsamo para a redução desses sintomas. Extensoes para frente simples (paschima pratana sthitti) tais como Adho Mukha Virasana, Adho Mukha Svastikasana, Jano Sirsasana, Triang Mukhaikapada in Paschimottanasana, Ardha Baddha Padma in Pascimottanasana, Marichyasana, Prasva Upavisthakonasana, Adho Mukha Upavisthakonasana feitas de forma restauradra moderam o sangramento exc essivo, alivia o abdômen, e descansam a mente. Esses asanas ajudam aqueles que sofrem de dores de cabeça, sangramento excessivo, dores abdomnais , cólicas e fadiga. Asanas Sentados (upavistha sthitti) tais como Svastikasana, Virasana, Padmasana, Baddhakonasana, Upavisthakonasana, Gomukasana, Mulabandhasana etc, ajudam a remover tensões e estresse. Igualmente ajudam a lidarmos com as estruturas de joelhos, posteriores de coxas, virilhas anterioes, tornozelos, dedões para lubrificar todas essas partes, extende-las e flexiona-las para abrir essas articulações e remover os inchaços e dores. Quando as pernas são aliviadas nessas porturas o cerebrop de beneficia. Durante a menstruacao as mulheres devem lidar com as dores de artrites nos ombros, cotovelos, e punhos praticando Prsva Badddha Hastasana, Paschim Namaskarasana, Gomukasana com apoio de cinto para ombros. Para aqueles que sofre de artrite essas posturas feitas gradativamente devolverão as articulações as suas movimentações em maior amplitude aliviando as articulações sem agressão. Aqueles que não podem fazer Virasana, Padmasana devem colocar aqui a sua erngia para trabalharem nessas posturas em tempo suficiente. Para obter um descanso orgânico e nervoso execute Viparita Dandasana e Setubandha Sarvangasana que ajudarão a energizar e estimular o cérebro, peito, pulmões, coração e manter um balanço hormonal e no sistema das glândulas. Pode-se realizar Savasana, Ujjayi e Viloma Pranayama em Savasana. Se a menstruacao não traz dores, dor de cabeça, irritação, ansiedade, sufocamento, depressão pode-se fazer Ujjayi e Viloma sentado. Entre todos esses asanas para se manter saudável durante o ciclo deve-se fazer como rotina posturas supinadas, de extensão para frente, e Viparita dandasana e Setubhanda Sarvangasana e Pranayamas em Savasana num curso de 1 hora a 2 horas de pratica.

2 Quais são os Asanas e Pranayamas que devem ser evitados?

Evite as inversões (viparita sthitti) tais como Adho Mukka Vriksasana, equilibroi de mãos tais como Bakasana (bhujatalan sthitti), extensões para trás (purva pratana sthitti) tais como Yoganidrasana, EkPada Sirsasana e contrações abdominais (udara akunchana sthitti) tais como Navasana e Jatara Parivartasana. Deve-se evitar pranayamas sentados, mas se for usado no Maximo 15 minutos. Evite Antara e Bhaya Kumbhakas, Uddiyana e Mula Bandhas, Bhastrika, Kapaladhati e Mahamudra.

3- Quais asanas são permitidos para pacientes que tem seu próprio programa de asanas terapêuticos?

Essa resposta tem um escopo vasto, mas darei aqui algumas dicas. Se eles tem problemas na espinha eles podem efetura posturas em pe em tempo inferior para evitar a fadiga. Eles precisam saber como eles pegam um suporte para as costas, peito, pernas, para não sobrecarregar as áreas machucadas. Se eles usarem as cordas para movimentos de ombra e pescoço eles devrao usar apoio. As torções laterais (parivrtta sthiiti) tais como Bharadjavajasana, Marichyasana podem ser feitas desde que o abdômen não se comprima. Nas demais torções pressão acaba ocorrendo nos ovários, útero e vagina e devem ser evitadas. 4 – Por que não devemos fazer inversões (viparita sthitti) durante o período menstrual? Durante a menstruacao se você efetua as invertidas o fluxo de sangue se aprisionara.Aquelas que tentaram fazer abruptamente ou sem cuidado notaram que o fluxo encerra de forma abrupta. Isso certamente não e interessante para a saúde da mulher que pode levar a fibroses, cistos, endometrioses, câncer e danificar o organismo. De acordo com a medicina ayurvedica tudo o que dev ser jogado fora deve ser jogado fora sem nenhma tentaiva de retenção. Voce não pode reter a urina, fezes, fleuma e muco etc pois são substancias que devem ser expelidas.Sao chamdas de mala, lixo que precisam ser excretados. Quando ficam dentro de nos levam-nos a convidar certas doenças. Durante a menstruacao deve-se diminuir o esforço físico inclusiva caminhadas longas, dançar ou serviços de casa mais pesados. O corpo demanda relaxamento e a mulher deve providenciar isso. As inversões tem suas características próprias. Essa categoria de asanas apisionam o fluxo menstrual e quando efetuadas na gravidez ajudama seguar o feto saudável e seguro.Para aquelas que tem histórico de aboros espontanoes essas posturas são uma cura. Para as mulheres que tem fluxos etensos de mais de 15 dias podem fazer as inversões a partir do 12º dia para diminuir e represar , nesse caso, o sangramento anormal.Evidentemente que nesses casos de fluxo longo o tratamnto adequeo deve ser feito bem como as postras auxiliares nos demais dias sem fluxo. De qualquer forma o fluxo deve ser visto e, se a mulher menstrua durante a ovulação as invertidas são administradas como remédios. Depois do ciclo menstrual inicie a fazer a pratica com as invertidas pois são curativas para o processo reprodutivo, restaurando rapidamente o equilíbrio hormonal.