Entrevista com Analu Matsubara no Jornal da Vila

Entrevista_Yoga_Analu_MatsubaraA professora e idealizadora do Estúdio Iyengar Yoga São Paulo, Analu Matsubara esteve recentemente em entrevista ao Jornal Pedaço da Vila.

Confira uma parte da entrevista:

Pedaço da Vila: Em 2005 você fundou o Estúdio Iyengar Yoga São Paulo, dedicado ao ensino e disseminação do método... Fale um pouco sobre isso... Analu Matsubara: Foi um “parto natural” no sentido de que, paulatinamente, tudo o que o meu sistema físico, emocional e mental acabava absorvendo da prática, seguia num curso para ser levado às demais pessoas para que elas pudessem também se beneficiar. O meu constante aperfeiçoamento e estudo me levaram a galgar vários níveis de certificação perante a Associação Brasileira e me conduziu a multiplicar o método juntamente com as palestras, cursos e workshops em nível nacional. Pedaço da Vila: Existe uma idade adequada para começar a praticar esse método? Como são as respostas dos participantes de acordo com a idade? Analu Matsubara: Já testemunhei as aulas de crianças em Puno, no Instituto do senhor Iyengar, e elas são dinâmicas, adoráveis de se ver! Contam com idades a partir de 6 anos em média. Pré-adolescentes se beneficiam muito devido ao ingresso da fase hormonal, que afeta a mente e comportamento e, em alguns casos, de forma mais desafiadora devido à perda de estabilidade nessa fase. Na menopausa, como todos os elementos que nos constituem são lançados pelos ares, os indicadores desta fase, às vezes, ficam agudos. Há a alteração de humor, a insônia, dores articulares, dores de cabeça, câimbras. A prática de asanas e de pranayamas, feitas da forma correta, terão um efeito resfriante e revigorante, focado em rearranjar toda a sustentação da coluna da mulher, o que garantirá o bom funcionamento endócrino. Particulares atenções serão dadas nas asanas para posicionar bem alinhadamente os ossos da pelve e manter a regulagem da maciez da garganta e da região do umbigo. Na menopausa a prática do Iyengar Yoga reestruturará a nova dinâmica vivida pelo corpo da mulher. Pedaço da Vila: Como o mestre Iyengar fez comprovar os resultados de seu método? Analu Matsubara: Até seu falecimento, em cada respiração e gesto de sua jornada, o sr. Iyengar colocou à prova sua prática de asanas e pranayamas e todo o universo de sua ciência. Os insights a respeito da criação de mais e novos props (materiais de apoio à pratica) foram sendo enriquecidos ao longo de toda uma vida. Igualmente as suas publicações foram sendo escritas com mais e mais profundidade, conexões, e por assim dizer, iluminação inspirada advinda de cada uma das células de seu tão despertado corpo.

Pedaço da Vila: O Iyengar yoga já é indicada pela Medicina Ocidental. Em que áreas é recomendado? Analu Matsubara: Recebemos pessoas direcionadas por neurologistas, cardiologistas, ginecologistas, ortopedistas, endócrinos, oncologistas, psiquiatras e uma longa lista que seguiria, passando por praticamente todas as modalidades. Por se tratar de uma dimensão corpo/mente, a prática constante traz um benefício enorme que não colide com tratamentos de protocolar alopático.

Para ver toda a matéria acesse aqui.