COMO FUNCIONA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM IYENGAR YOGA?

Para se denominar professor de Iyengar Yoga o candidato deve passar pelo Exame de Certificação de uma associação de professores de Iyengar Yoga. No Brasil a organização responsável por certificar os professores é a Associação Brasileira de Iyengar Yoga (ABIY). 

Aqui vamos esclarecer alguns pontos e tentar elucidar algumas dúvidas. Vale ressaltar que as regras dispostas aqui valem para todos os professores e não são determinadas por nós, mas sim pela ABIY.

Níveis de certificação em Iyengar Yoga:

A partir de 2020 a certificação em Iyengar Yoga foi redefinida em 5 níveis, indo do nível 1 ao nível 5.

  • Nível 1: corresponde ao antigo Introdutório I e II
  • Nível 2: antigo Intermediário Junior I e II
  • Nível 3: antigo Intermediário Junior III a Intermediário Sênior I, II e III
  • Nível 4: antigo Avançado Junior I, II e III e Senior Avançado I e II
  • Nível 5: sem correspondência anterior

Cada um desses níveis tem um programa específico de asanas e pranayamas. Para progredir, um professor deve encontrar o padrão de prática e ensino adequados para o nível. É importante notar que os professores podem formar professores, avaliar, ensinar corretivas e aulas de gravidez somente quando os níveis específicos de certificação sejam atingidos.

Pré-requisitos para a certificação

 Aqui vamos tratar apenas dos pré-requisitos para a prova no Nível1. Para informações a respeito dos outros níveis acessar o site da ABIY. Para prestar o exame o candidato deve possuir o mínimo de 3 anos de estudo de Iyengar Yoga com um professor certificado.

Cursos de formação em Iyengar Yoga

Desde 2018 o processo de Formação de Professores em Iyengar Yoga vem sendo repensado e reformado, como vimos acima os níveis foram reorganizados e os cursos de formação estão sendo descontinuados.

A formação então deve acontecer num processo de mentoria, onde o aluno se aproxima de um professor que o acompanha de perto, orientando e ensinando.

Assim se você quer se tornar um professor certificado primeiro faça aulas regulares de Iyengar Yoga com um professor certificado e então procure um mentor. Vale ressaltar que você precisará ter no mínimo 3 anos de prática regular antes da prova no Nível 1.

Seu mentor o orientará a respeito da literatura que deverá estudar e como deverá se preparar para a prova.