Bulimia e Yoga

Asanas recomendados para rotinas diarias de mulheres que sofrem com a compulsao bulimica. A Bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por compulsão alimentar periódica, seguida de comportamentos compensatórios.(vômitos, jejum, uso de laxantes, enemas, diuréticos e excesso de exercícios físicos). A Yoga pode ser uma grande ferramenta e deve ser utilizada pois essa compulsão tem um potencial muito grande para destruir a vida dos doentes e de seus familiares. Abaixo uma sequencia que pode ajudar juntamente com os tratamentos médicos e apoio psicológico a abrandar e curar esses casos.
  1. Supta badhakonasana. (exceto se voce sofrer com dores lombares e tiver pouco controle de bexiga. Use sempre blocos ou mantas enroladas embaixo das coxas se as virilhas internas estiverem tensionadas)
  2. Supta Virasana . (exceto se voce sofre de dor lombar. Não pratique se voce tiver dor de angina ou artérias parcialmente bloqueadas)
  3. Setubandha Sarvangasana com suporte de 4 bolstres e cintos para as coxas e pernas.
  4. Supta padanghustasana (não a faca se voce estiver e recuperando de uma condição cardíaca, ou se voce tiver artérias bloqueadas, asma, bronquite, enxaqueca, olhos estressados, diarréia. Se voce sofrer de pressão alta coloque uma manta sob seu pescoço e cabeca.
  5. Dansasana (pratique contra a parede no período menstrual, em caso de asma, bronquite, falta de ar, ulcera, bulimia,artrite reumatóide)
  6. Adhomukka Virasana com suporte de 2 bolstres e duas mantas para a testa e espaco entre joelhos e coxas. (não o faca em caso de osteoatrite nos joelhos, falta de ar, bronquite, diarréia ou incontinência.se estiver com enxaqueca coloque uma bandagem ao redor da cabeca)
  7. Adhomukka Paschimottanasana com suporte de cadeira e bolsters. (em caso de asma, bronquite e diarréia deve-se evitar)
  8. Janu sirsasana com suporte de cadeira para os braços, manta e bolster para a cabeca. (evite em casos de asma, bronquites e diarréias. Se tiver osteoatrites nos joelhos coloque um bloco embaixo do joelho dobrado. Nosc asos de enxaqueca enrole uma bandagem ao redor dos olhos e testa.
  9. Paschimottanasa com suporte de cadeira para os bracoes e bolstres e mantas para a cabeca e pernas afastadas.
  10. Uttanasana com apoio para mãos e suporte para a cabeca.