Aventuras em Pune
30/Jan/11
Olá a todos,
Desculpem a demora em escrever; uma coisa exatamente atrás da outra tem me mantido longe da escrita. Pra nao falar da internet: ficamos 4 dias sem nenhuma conexão na semana passada, quando eu esperava me comunicar com vocês. No entanto, Pune é sempre uma aventura. Este ano os preços foram lá pra cima, em tudo, o que significa que Pune, pelo menos, não é mais tão barata. O instituto não subiu os seus preços e provavelmente nem vai. Janeiro é um mês muito cheio e quando eu cheguei aqui a tempo de participar da aula de Pranayama, quinta-feira à noite, a sala estava totalmente lotada; tanto que todos nós tivemos que cruzar os tapetes na metade e só podíamos nos deitar com as pernas cruzadas. Aos poucos, as pessoas foram indo embora, e ficou um pouco mais confortável. O que é bom. Na terça-feira começam todos os alunos de fevereiro e aí eu acho que a sala volta a estar realmente cheia.
O Sr. Iyengar (Guruji) tem dirigido as aulas para mulheres, que são quarta e sábado de manhã, através de sua neta Abhijata. Ele fica praticando e ao mesmo tempo dizendo a ela exatamente o que ensinar e o que dizer. Ele a faz vir junto dele, fazer a postura enquanto ele explica a ela o que ela tem que fazer e o que nós temos que fazer. Ela, então, corre de volta para a plataforma e imediatamente ensina-nos isto. E isso dá muito certo a maior parte do tempo.
Prashant, filho do Sr. Iyengar atualmente dá 6 aulas por semana em vez de 4, porque a Geeta não está dando mais aulas definitivamente. O resto das aulas são ministradas por alguns dos professores assistentes que vieram para a convenção em maio e eles têm sido muito bons. O único problema é que uma das professoras não aprendeu a ser multifuncional, e tende a nos deixar nas posturas, enquanto conversa com um dos alunos. Isso pode ser um desafio se você estiver fazendo retroflexões ou invertidas, e ela simplesmente se esquece de que você está lá.
Eu estou autorizada a participar de todas as aulas e acredito que outros estão agora autorizados a fazê-lo também. Isto significa que a aula dos homens às 7:00 da manhã está cheia de mulheres ocidentais e nem tantos homens. Esta é a primeira vez que eu vi isso acontecer. Muitas de nós participam das aulas dos homens e das mulheres uma em seguida à outra e isso pode ser divertido ou pode ser desgastante e é geralmente uma combinação dos dois.
Compras em Pune tem sido sempre um grande passatempo para os alunos e isso não mudou. Os preços subiram, mas agora existem mais lojas ainda pra se escolher. Para aqueles que estão lendo isso e já estiveram aqui, a Rima deixou o Lishkara e abriu sua própria loja muito perto do instituto e a Manju, proprietária do Lishkara, não está nada feliz com isso. Ela deveria ter feito uma parceria com Rima, mas ela não o fez e agora está perdendo negócios.
Há um grande aumento no número de hotéis 5 estrelas e agora há até mesmo um hotel 7 estrelas que eu ainda não vi. Pune tornou-se o "lugar" para os grandes negócios abrirem seus centros, então o dinheiro está inundando Pune. Korregon Park, onde fica a German Bakerys, está cheio de lojas de luxo, hotéis de luxo e novas casas-palácios. Algumas famílias construíram casas de 89 mil pés quadrados. Eu não posso nem imaginar. As mulheres compram jóias como se fossem coisa de moda. Uma mulher entrou na loja de jóias que eu gosto e deixou $3.500 por uma coisa pra usar num luncheon e o joalheiro me disse que ela faz isso praticamente toda semana, e geralmente ela gasta mais do que naquele dia.
Tivemos o dia do instituto para celebrar a fundação do Instituto, que significava que tínhamos que ir a um evento na noite de sábado das 6 às 8 e, em seguida, no domingo de manhã tínhamos que estar lá das 10 à 1, quando o almoço seria servido. Na verdade, acabou por ser realmente bom especialmente na manhã do domingo, quando teve uma música indiana maravilhosa cantada por todas as mulheres com uma delas tocando o harmônio e um homem tocando tabla e outro címbalo e eles foram ótimos. Em seguida, tivemos algumas crianças cantando e recitando, o que foi divertido. No entanto, o grande entretenimento foi uma demonstração de yoga nas corda por três meninas que ganharam títulos importantes na Índia.
Você não acreditaria nas posturas que elas fizeram numa corda pendurada no teto. Foi realmente um prazer ver estas três meninas. O almoço foi preparado por cerca de 700 pessoas e consistia de arroz, dahl, pequenas bolas fritas que são conhecidas como Baji, que muitas vezes tem algo parecido com espinafre dentro. Isto foi acompanhado por paratha frito. A sobremesa era essas coisas laranja que parecem pretzels, mas são fritos e então mergulhado em uma espécie de xarope de açúcar muito gosmento que foi aromatizado com água de rosas. Foi em tudo um evento muito agradável.
Prashant tem ensinando seu trabalho de respiração durante todo o tempo e eu sempre gosto de trabalhar com suas idéias, embora às vezes ele fala tanto que nós não conseguimos fazer muita coisa. Nós normalmente ficamos em sirsasana nas cordas durante cerca de 20 minutos. Às vezes ele passa sirsasana no chão com variações e que duram cerca de 10 a 15 minutos. Fizemos um grande número de rodadas de retroflexões dependurados nas cadeiras. Um dia, ficamos na primeira hora em sirsasana nas cordas e retroflexões na cadeira e a segunda hora foi um monte de retroflexões, Uttanasana e mais retroflexões, fazendo muitos tipos diferentes sem parar. Com ele, você simplesmente nunca sabe. Cheguei aqui no final de uma aula muito boa de flexões com Raj Laxmi que eu realmente gostei. Depois fomos completamente para retroflexões, e as fizemos por 8 dias numa lista, então a semana passada foi semana de pranayama, que deve continuar na segunda-feira e, em seguida, terça-feira nós vamos mudar para as flexões e até lá será 1 de fevereiro e todas as pessoas que estão vindo para fevereiro estarão nessa aula. Hoje, domingo, fui com minha companheira de quarto Debra ver alguns dos templos de Pune, que eu não tinha visto antes. Os templos são lugares incríveis e cada um varia do outro mesmo se eles são dedicados ao mesmo deus, e mesmo usando os mesmos tipos de estátuas. São tantas permutações em cada deus que torna-se uma arte em si mesma reconhecer que forma você está vendo. Para aqueles que estão familiarizados com o Shiva que dança mostrado em um anel de fogo com a figura no meio pode estar interessado em saber que são realmente 16 diferentes formas de um Shiva que dança e que, além de ser chamado de Shiva, ele também é chamado de Nataraj.
Também estou trabalhando em entrevistas com os Iyengars sobre Guruji e o que significa ser um guru para inclusão em um livro sobre Guru. Não, eu não tenho nenhuma idéia de quando ele vai sair. Está sendo feito em colaboração com o Prof.º Fred Smith, que é meu amigo de longa duração e consultor de sânscrito. Espero falar com todos eles antes do final da semana.
Estou morando num apartamento ao lado do instituto no 9 º andar com duas outras pessoas: uma da Bélgica, que saiu ontem e uma de Chicago que vai sair amanhã. Eu gostei de conhecê-las. Tivemos três aulas de yoga em nosso apartamento para meu aluno do Havaí poder ensinar no nível Sênior I e para o homem da Bélgica poder ensinar no nível Sênior II. Na verdade, eu insisti em ficar nas aulas e, em seguida, iria pará-los ou mostrar-lhes outras formas de fazer alguma coisa, mas a maior parte das aulas eu realmente gostei; gostei de ser aluna desses bons professores. Todos nós sentimos que aprendemos muito. Começamos com cinco pessoas e rapidamente foi para 8, que era o limite absoluto do que poderia caber em nossa sala de estar.
Por último, e mais incomum foi a chegada de uma coruja bonita no peitoril da nossa janela uma noite. Ela tinha um rosto em forma de coração bonito. Tivemos um olho no olho muito forte por alguns minutos que, se eu virasse minha cabeça para o lado, ela também viraria a dela para o lado. Em seguida, ela fugiu, mas voltou brevemente para poucos minutos e eu consegui tirar uma foto realmente boa de sua cabeça.
Hoje ou, na verdade, começou ontem, a crise é que meu telefone desligou sozinho sem nenhum aviso. Eu recebo uma mensagem que diz que eu preciso preencher mais papéis, o que é totalmente falso. Agora eu tenho que ir, através da poluição até minha loja de telefone que é mais do que provável não esteja aberta, pois hoje é domingo, para descobrir o que eu tenho que fazer para que ele volte a funcionar. Eu só tenho seis noites e maior parte do 7º dia para usá-lo. E não tê-lo, é um inconveniente muito grande para mim e para todos que estão tentando mandar mensagens para mim.
OK, isso é tudo por enquanto. Estou prestes a enfrentar a poluição de novo; coisa que não estou nem um pouco a fim de fazer. O número de carros, provavelmente, quase duplicou desde agosto de 2009, o que significa que o nível de poluição é muito maior e tornou-se realmente difícil atravessar a maioria das ruas. O tempo não está ajudando, porque a temperatura depois de ter ficado estranhamente fria, disparou para os 90 e nada disso é natural no início de fevereiro. Basicamente fomos direto do inverno para o verão, embora seja muito frio às 06:00 quando eu tenho que me levantar para estar na aula antes das 7. Não é de surpreender que as pessoas estão tossindo sem parar e ficando resfriadas. Isso é tudo por agora. Não se esqueça que as aulas serão na segunda-feira 7 de fevereiro. Se você não tiver se registrado, por favor nos envie o seu cheque ou registe-se pelo paypal.
Publicado originalmente em: http://joanwhiteyoga.wordpress.com/