Yoga e Problemas nos joelhos

yoga_joelho

O joelho é a maior e mais complexa articulação do corpo. É quem carrega a carga do ser humano e trabalha como um porteiro. É formado por três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da canela (tíbia) e o joelho (patela). Ele tem um papel muito importante em todos os nossos movimentos como caminhar, correr, agachar, ajoelhar, sentar, etc. Os joelhos recebem um estresse considerável por conta do peso do corpo e do** impacto das ações**. Os movimentos do joelho deixam-no vulneráveis a uma variedade de problemas. A maioria dos problemas dos joelhos é crônica e muitas vezes o paciente ou aprende a conviver com isso ou se torna insensível à dor com a ajuda de analgésicos. Prashant Iyengar uma vez disse de forma correta:

“O yoga nos ensina a curar o que não precisa ser suportado e a suportar aquilo que não pode ser curado”

Aqui nós apresentamos algumas das posturas que podem ajudar as pessoas com problemas de joelhos a viverem sem dores.

Reclamações comuns sobre a articulação do joelho

  • DOR NO JOELHO

    A dor no joelho é uma reclamação muito frequente entre pessoas de meia idade, atletas e adeptos de práticas esportivas. A dor se inicia ou ao redor de toda a patela ou em áreas específicas na parte posterior do mesmo. Inicialmente a dor ou o desconforto ocorrem somente ao dobrar os joelhos ou quando existe carga sobre eles. O joelho tem cartilagens que atuam como absorvedores de choque. Se as cartilagens são machucadas, movimentadas e os solavancos resultam em fricção entre os ossos da articulação do joelho, isso vai aumentar a dor conforme os dias forem passando. Se essa dor for negligenciada, conforme o problema avança a dor persiste mesmo na ausência de qualquer atividade. A dor é o resultado de uma diminuição de espaço entre a coxa e o osso da canela (a articulação do joelho), que pode ter como causa a diminuição do fluido que existe entre as duas, danificação ou encurtamento dos ligamentos da articulação do joelho. Algumas vezes existe um edema (um inchaço, vermelhidão e a região fica sensível e quente) nas coxas bem como nos joelhos.

  • BURSITE

    É uma condição onde a parte frontal do joelho incha e fica avermelhada, quente e dolorida. Surge por um constante carregamento de carga no joelho ou também ao ficar ajoelhado sobre os mesmos. Pode ocorrer também devido a algum impacto ou machucado direto na região do joelho o que leva a um inchaço da bursa (bolsa sinovial) ou a bolsa cheia de líquido que fica justamente entre a capa do joelho e a pele.

  • JOELHOS EM X (VALGO) E JOELHOS EM ARCO (VARO)

    Esses são problemas estruturais. No primeiro caso, os joelhos ficam muito próximos um ao outro e os tornozelos se afastam um do outro. Estas pessoas geralmente tem o pé chato e talvez não seja fácil caminhar ou correr de forma apropriada. Elas podem ter uma tendência a tropeços e quedas para frente. No segundo caso, os joelhos se movem para longe um do outro e as pernas ficam com aparência de arco. Esses problemas estruturais perturbam o equilíbrio das cartilagens do joelho, colocando em posição errônea a patela e a tíbia. Depois de algum tempo, esses posicionamentos incorretos irão ter efeitos profundos não só na anatomia, mas também nos sistemas fisiológicos.

joelho-valgo-joelho-varo-jolho-normal

  • HIPEREXTENSÃO DOS JOELHOS (GENO RECURVATO)

    É quando o joelho que o projeta para trás, dessa forma, a linha de gravidade passa a frente dos joelhos. Nesse caso ele assume a forma de um arco para trás. Tal extensão pode causar dano para o joelho.

Asanas recomendados para pessoas com problemas de joelho

Observação: pessoas com problemas de joelho não devem fazer nenhum movimento brusco enquanto estiverem realizando um asana e devem assegurar que tomam o cuidado de sempre criar espaço entre a articulação do joelho enquanto estiverem fazendo qualquer um dos asanas.

< ul>

  • Urdva Prasarita Padasana

    Sente lateralmente bem próximo a uma parede. Deite no chão enquanto, simultaneamente, eleve as pernas para parede, de forma que o seu tronco fique perpendicular à parede. Gradualmente mova o quadril para perto da parede e alongue as pernas. Para conquistar uma extensão maior dos joelhos pressione as palmas sobre as coxas movendo-as para mais perto da parede. Mantenha essa posição por pelo menos 5 minutos. Para sair da posição, dobre os joelhos descansando pés na parede e então deslize o quadril para longe da parede.

urdva-prasarita-padasana

  • Supta Padangustasana

    Deite com as costas no chão com a barriga para cima (decúbito dorsal) descansando o pé contra a parede. Dobre o joelho direito e passe um cinto fechado no centro do pé. Segure a outra extremidade do laço do cinto com uma mão e lentamente alongue a perna direita. Puxe o cinto para baixo em direção ao chão e estenda a perna. Mantenha essa posição de 1 a 2 minutos, mantendo as duas pernas estendidas e criando espaço na articulação dos joelhos. Traga a perna direita para baixo e repita a postura do lado esquerdo. Esse asana beneficia aqueles que sofrem de bursite.

Supta-padangusthasana-e-utthita Hasta Padangusthasana

  • Uthita hasta padangustasana

    Fique em pé de frente a um parapeito de uma janela ou a um banco de uma altura aproximada de 90 cm. Mantenha as duas pernas de frente para o parapeito/banco, coloque o pé direito sobre o mesmo. Suspenda de 4,5 a 11 quilos, dependendo de sua capacidade, com um cinto ao redor da perna direita elevada. Primeiro coloque o cinto com o peso suspenso na coxa e sucessivamente sobre o joelho e virilha. Passe o cinto ao redor do centro do pé direito. Mantenha os dois joelhos bem firmes e fique nessa posição de um a dois minutos. Remova primeiro o peso e depois coloque o pé direito no chão. Repita a postura com a perna esquerda. Essa postura é especialmente benéfica para aqueles que sofrem de bursite.

  • Posturas em pé

    Trikonasana, Parivritta Trikonasana e Parsvottanasana com o suporte de uma parede ou cavalo. Coloque o pé direito sobre um bloco ou um local onde o pé possa se apoiar. Prasarita Padotanasa também beneficia aqueles que sofrem de problema de joelho.

parivrita-trikonasana

  • Posturas sentado

    Swastikasana, Baddha Konasana e Supta BaddhaKonasana.

  • Virasana

    Pessoas com problemas nos joelhos muitas vezes encontram dificuldade em fazer Virasana. Pode ser que eles não consigam sentar no chão de forma confortável e neste caso devem realizar a variação que é dada aqui: Sente na beirada de uma cama ou banco de forma que o pé fique dependurado – permita que o pé fique pendurado. Coloque um travesseiro entre as coxas e panturrilhas de maneira que ele seja bem colocado para dentro dos joelhos posteriores. Caso seja difícil sentar, coloque mantas dobradas entre o quadril e os calcanhares. Ajuste a altura das mantas de acordo com a flexibilidade da pessoa. Conforme a flexibilidade aumentar com a prática, será possível mover o pé para cima da cama ou banco. Aqueles que possuem tornozelos rígidos podem colocar uma manta enrolada abaixo da canela (entre a cama/banco e a canela).

virasana-e-bhekasana

  • Bhekasana

    Deite de barriga para baixo, estenda as pernas e coloque uma manta dobrada na parte posterior dos joelhos entre as coxas e as panturrilhas. Devagar, dobre os joelhos. Segure os tornozelos com as palmas das mãos e traga-os o mais próximo possível dos quadris. Fique nessa posição por alguns minutos.

  • Bhekasana em pé

    Fique em pé de frente para uma parede de forma que seu corpo esteja o mais próximo possível da mesma. Flexione a perna direita e aproxime o pé (direito) da coxa direita. Coloque uma “corda dupla” no sulco do posterior do joelho dobrado. Mova o joelho direito e a coxa direita em direção à parede. Um assistente pode gentilmente puxar o laço da corda que está pendurada em direção ao chão. Mantenha essa posição de 1 a 2 minutos. Solte a perna direita e repita o asana do lado esquerdo. Essa postura pode ser repetida pelo menos duas vezes para cada lado.

bekasana-em-pe

  • Ardha Halasana

    Descanse as coxas frontais em uma cadeira ou um meio Halasana box. Esse asana remove o cansaço e a fadiga dos joelhos. Se Halasana for difícil então faça Ardha Supta Konasana.

Ardha Halasana

ardha-halasana-com-halasana-box

ardha_halasana

Halasana

Halasana

Ardha Supta Konasana

Ardha-Supta-Konasanaproblemas

Procure sempre um professor experiente de Iyengar Yoga!

- Tradução livre do artigo “Problemas nos joelhos” do livro “Yoga Rahasya - compilação de artigos pertentencentes a Yoga Terapia publicados de 1994 a 2009”

  • Revisão: Roberta Maran
  • Revisão final e publicação: Jonathan Batista