Intensivo para Mulheres de Puna 1997 - condução de Geeta Iyengar - Aula de 14 janeiro de 1997
Foco: virilhas interna e coxas.
Invocação.
Sente-se e permaneça quieto alguns momentos
Palmas unidas, ajuste a garganta e a cavidade da boca, através da mente envie a mensagem para que a garganta relaxe e que os olhos não seprojetem
Veja onde vem a luz interna
Veja como o diafragma estah se comportando e não esteja se contraindo, deixe espaço entre o peito e o abdômen.
Crie um movimetno circular das costas para frente sem deixar tensão acumulada nas axilas peitorais e costelas. Veja se a mente se separar da estrutura externa do corpo depois dos ajustes. Quando o corpo colapsa a mente projeta ainda mais para fora.
Discussão
Devemos ensinar a mulheres mais velhas que não dialogam com seus corpos e esabelecer o mesmo, pois de inicio elas sentirão que não seguram o próprio corpo e que escorregam nas posturas em peh. Eh diferente de quem tem um corpo treinado. Em suta padangusthasana por exemplo o uso do cinto farah com que a perna se comunique melhor.
Supta padangusthasana com cinto
Eleve a perna direta numa linha com o ísquio direito
Veja se voce consegue esticar essa perna
Guruji: vocês sabem ser como os iniciantes?
Geetaji: deitem-se e sejam iniciantes
Terah tensão na garganta mesmo que voce peca Tadasana
Um iniciante não consegue conectar tantos aspectos do corpo.
Demonstração: com guruji. O iniciante dobra a perna de base enquanto eleva a outra. Os joelhos não estão em linha e a perna de base dobra quando estendo a de cima. O que eu faço? Coloque uma mante embaixo do glúteo da perna elevada e explore a ação do joelho da perna elavada.
Pressione o polegar contra o joelho e leve o peh para a parede, o joelho ainda estarah dobrado. Ajude ainda mais colocando um bloco embaixo do calcanhar da perna base. A perna se alonga. Não eh suficiente mandar o estudante fazer a ação precisa demonstrar o como. Ensine desde o coração e não desde a cabeca.
Guruji eleva um braço e avisa: se eu tenho artrite num ombro o que eu faço? Mando que mexam a área em movimentos circulares.
Exemplo: laurie blakeney. A perna de base estah elevando. Tenta-se o bloco embaixo e depois uma manta. Vocês como professores elevam a perna demasiadamente e sobem com a de base. Dobre a perna elevada, pressione o glúteo para baixo e deposi alongue a mesma. O dedão no joelho para alongar o joelho. A faixa na mao oposta. O joelho dobrado se trava. Para o iniciante voce deve elevar a perna para estender.
Exemplo: chirs saudeck. Como ela estende a perna elevada mais ela perturba a perna de base.observe que a tendência eh estender os dedos dos pés e queremos estender os joelhos. Mantenha a perna elevada dobrada para criar extensão na perna de base. Iniciantes devem levar a perna longe das virilhas e avançados deixar que a forca do peh entre e retorne para as virilhas.
Com algum esforço a perna de trás deve se conectar com a espinha. Se isso não acontecer as posturas em peh não “chegarão”.
Demonstração com guruji usando um banco no topo da coxa de base para deixar ela para baixo. A cabeca e calcanhar devem ficar para baixo.
Usando uma coluna com a perna direita para cima por exemplo a virilha interna esquerda deve pressionar a coluna. Iniciantes talvez precisem de um bloco atrás do calcanhar da perna elevada.
A coluna lombar em supta padangusthasana nas mulheres sobe e nos homens não pois os mesmos tem as virilhas mais duras.
Todos executando com cinto e bloco:
Após estender a perna de base usando o bloco experimente elevar a outra perna EM perturbar a situação da pelve. Se a perna de cima não estende pressione o seu dedão na patela. Se a sua lombar der alguma pinçada leve mais uma vez a carne dos glúteos para baixo.
Urdhva prasarita padasana com cinto para o peh.
Ensine para as mulheres mais velhas a estender as pernas a partir da posição de joelhos dobrados e ângulo retangular dos órgãos abdominais.
O estresse no peito eh aliviado quando a raiz da coxa retorna ao quadril. As coxas externas estão para cima e as pernas internas passivas.
Virabhadrasana I com o peh de trás contra a parede.
Geetaji: a largura do quadril fica tal qual Urdhva Parasaritta Padasana. Voce deve projetar as virilhas como em Supta Padangusthasana. Mantenha a virilha da perna de trás para cima e equilibre os glúteos. Perna de trás em supta padangusthasana.
O que ocorre com a raiz da coxa elevada em supta padangusthasana? A coxa externa se espalha para baixo. O que ocorre com a raiz da virilha interna? Se eleva. O que acontece quando voce pressiona a coxa externa para baixo? Deveria amaciar e descer. Estenda desde os ísquios ateh a parte de trás dos joelhos.
Demonstração de Getaji na parede cm a perna esquerda pra frente. Mãos na parede e peh frontal em um bloco. Calcanhar no bloco e dedos na parede; assim a perna detrás pode trabalhar. O gluteo direito deve mover-se par longe do anus.
Viparita Dandasana no banco
Trestler arco para trás. Cuidado para não levar as mãos rapidamente para trás. Dessa forma o peito s fecha em defesa. Tem que ser mais lento esse movimento.
Virabhadrsana I após abertura de peito
Virabhadrsana II movendo o osso púbico para frente. Pressionando um bloco por exemplo para que os hormônios sejam produzidos em um caso de mulher que não menstrua.
Sirsasana / eka pada Sirsasana / salambra sarvangasana / eka pada salambra sarvangasana