Yoga para Menopausa. Extraído do ABC da Yoga

A menopausa faz parte da vida de todas as mulheres. E o período onde a menstruacao para totalmente. Esse estagio usualmente ocorre entre as idades de 40 e 60 anos e esta associado a mudanças hormonais, físicas e fisiológicas. Essas mudanças podem ocorrer gradualmente ou abruptamente e podem iniciar aos 30 anos ou tarde como 60 anos. Pode também ocorrer quando os ovários são removidos ou deixam e funcionar. Menopausa não e uma doença, mas um processo natural biológico embora o risco de problemas cardíacos e osteoporose aumente na menopausa. Os sintomas incluem: menstruacao irregular, mudanças no apetite sexual, calores, secura vaginal, problemas urinários, mudanças na constituição física, alteração de humor, insônia, palpitações, dores de cabeça e dores nas costas. O nível de estrogênio e progesterona são os que mais mudam nessa fase. Nessa fase os ovários produzem menos estrógeno e progesterona. Estrógeno é o hormônio que prepara o corpo da mulher numa gravidez e é o responsável por muito do desconforto gerado pelas partes do corpo que dependem desse hormônio para estarem saudáveis. A menopausa e dividida em premenoapusa e por menopausa. Na premenopausa você começa a sentir as mudanças, embora ainda produza óvulos. Nessa fase os calores são sentidos bem como uma certa irregularidades nos ciclos. Pos menopausa é o período de 12 meses sem produção de óvulos e quando os ovários não produzem mais nem estrógeno nem progesterona. A menopausa não requer tratamentos médicos pois é um ciclo biológico da natureza da mulher. Os tratamentos da menopausa são direcionados a aliviar os sintomas da menopausa e prevenir alguma doença crônica que possa vir a ocorrer após a menopausa tais como cardiopatias e osteoporose. Algumas usam de reposição hormonal que ajudam a aliviar os calores na menopausa e a secura vaginal, essa reposição acontece com estrógeno e progesterona. Mulheres que sofreram cirurgias de esterilidade usam estrógeno apenas. Esses tratamentos, entretanto podem aumentar os casos de problemas no coração. Exercícios físicos, dieta apropriada, não fumar, e redução de estresse são eficazes para deixar essa fase mais amena e facilitar a prevencao de doenças crônicas que às vezes chegam aos anos por menopausa.   Aqui uma sessão básica de yoga para a Menopausa: Kapalabhati / Tadasana/ Pada hastasana / Guerreiro II / Flexão para frente com as pernas afastadas / Trikonasana / Alongamento lateral / Postura da Arvore / Padmasana / Elevação simples de perna, Supta Padanghustasana / Elevação Dupla de Pernas / Bhujangasana, postura da cobra / Postura da Criança / Supta Padanghustasana III / Paschimottansana /Marichyasana / Pavanamuktasana / Savasana /Anuloma Viloma / Técnica Simples de Meditação Um segundo exemplo de sessão de Yoga para a Menopausa: Kapalabhati / Tadasana / Surya namaskara / Trikonasana / Prasarita padotanasana / Guerrreiro II / Padamasana / Navasana / Matsyasana / Salabhasana / Dhanurasana / Bidalasana / Ardha Mtasyendrasana / Pavanamuktasana / Savasana / Anuloma Viloma / Técnica Simples de Meditação. (*) Ambas as sessões acima se encontram detalhadas no www.abc-of-yoga.com/info/article-printer-version.asp?id=1011