Yoga no combate ao estresse, a ansiedade e a depressão

yoga-na-bienal-5A prática do Yoga é capaz de, com o tempo, ajudar aqueles que sofrem com muita ansiedade e, até, os que se encontram em estado depressivo. Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp.

Ainda segundo a pesquisa, ficou comprovado que o Yoga trabalha em prol da qualidade de vida e do aumento da produtividade dos indivíduos que optam por seus ensinamentos, técnicas e posturas.

Isso de dá por uma razão simples e de fácil explicação: ao praticar Yoga, as pessoas, estão, diretamente, trabalhando sua concentração e seu equilíbrio corpóreo mental, fundamentais para, além da paz interior, a obtenção de níveis de estresse e ansiedade menores.

No que diz respeito a depressão e o seu combate, os sinais da melhora são notados aos poucos, através da prática contínua. Ao trabalhar a postura e a respiração (dentre outros pontos, é claro), o Yoga alivia a dor daqueles que se encontram deprimidos e que, quase que por instinto, adotam uma postura arqueada e curva, que corrobora com a depressão. Como resultado, chega-se a uma melhora na qualidade de vida

É bom salientarmos, sempre, que a prática do Yoga contra qualquer problema, inclusive o estresse, a ansiedade e a depressão, deve ser adotada como medida de combate complementar, sem deixar de lado possíveis orientações médicas. Nunca, como única alternativa.

A metodologia do mestre BKS Iyengar está paulatinamente no Brasil ganhando grande repercussão no meio da comunidade medico-científica. As posturas tornam-se muito acessíveis a todos os praticantes visto que em sala de aula os professores treinados propõe uso de materiais de apoio – conhecidos por “props” – para de forma organizada e sadia levar os alunos a rápidas evoluções nas conquistas de corpo e mente sadia.

Além do uso dos “props” temos ainda o uso de técnicas de ensino e sequências de posturas primorosas desenvolvidas para o correto aproveitamento de cada instante da prática do aluno. Conta-se, ao longo da aula de uma hora e meia, (na maioria dos Studios esta é a duração) uma bonita história ao próprio corpo que se assenta em variadas posições trazendo à tona muitas memorias a serem liberadas e desintoxica-se desta forma as vísceras, a mente e as emoções.