Virabhadrasana II with Prashant Iyengar

(Esse virabhadrasana estah conduzido de forma “escapulo-consciente” e atraves de nossa visao interna que parte da parte de tras das orelhas) Imagine que voce tem um professor nas suas escapulas e faca toda as ações e iniciativas partirem de lah. Tome uma grande inspiração e salte ao menos 4 pes de distancia estabilizando-se nessa fase como se fora um asana e não apenas uma etapa. Trabalhe de forma consciente através das suas orelhas posteriores, respire,pense , escute através de suas orelhas posteriores. Gire o peh direto para fora e o esquerdo para dentro, leve seu joelho direito a um ângulo reto de 90 graus. Injete o corante dentro de suas escapulas ao seu corpo.Exale e veja se voce pode entrar em seu corpo e seus portais. Gire os olhos para a sua mao direita, mas mantenha os olhos atrás bem alertas. Através de seu ouvido e pescoço posterior entre na postura ajustando o corpo de dentro para fora. Assuma as conexões desde esse interior.Inale, exale deixe ainda mais guda as condicoes internas para alcançar um ritmo. Inalando saia da postura. Quando voce faz a postura em iyengar yoga voce deve ter olhos no occipital . O que seriam olhos no occipital? A parte de trás do lobo do cérebro chama-se cérebro occipital. Seus olhos estão apenas abaixo do lobo frontal. O lobo occipital esta atrás do lobo parietal. Agora que voce executou virabhadrasana II, ou trikonasana ou parsvakonasana como estava sua face?Estava olhando para cima, laterais, a face de cada asana eh diferente. Mesmo que voce esteja aplicando a mesma dinâmica de internalizacao em cada postura a biodinâmica de cada uma e a biomecânica de cada uma eh diferente e ; assim sendo a face de cada uma serah diferente. Enquanto voce estava executando a postura voce escutou ações dadas apenas de escapulas e ouvidos.Nada foi dito em relação ao estado mental, mas voce atingiu determinado estado mental.Entenda a linguagem das orelhas e perceba como ela acatou as ordens na execução de cada asana. A instrução foi física, músculo-esqueletica, nada foi falado de mental ou psicológico e voce certamente não foi hipnotizado. Ouvidos tem sua forma de escuta; eles não escutam apenas uma língua e existe uma boa diferença entre escutar uma fofca e uma oração. Escutar uma fofoca ou oracao não tem apena s uma diferença na mente, mas também na forma da escuta.Como voce escuta uma fofoca que voce quer e uma oração que voce não quer. Orelhas não são apenas aparelhos mecânicos; câmeras não tem preconceitos; elas apenas gravam que eh a tarefa delas. Com os ouvidos não eh assim, não são apenas órgãos da audição e tem muito material inportante sobre isso.Atras dos olhos existe algo e não são lentes e nunca poderão ser comparadas as câmeras. O que se encontra atrás dos olhos e entre as orelhas eh muito mais importante. Se voce escuta uma oração da parte de trás das orelhas isso se tornarah uma meditação auditiva. Quando voce escuta através das orelhas frontais ou das temporas a sua musculatura usada vai ser ativada e usada.Veja o estado mental e perceba que as precepcoes serão diferentes. Conquiste a percepção através da parte de trás de suas orelhas e veja como a escuta muda e a escuta fica na dependência de sua sensibilidade. Pessoas falam que leram livros interessantes mas não permanece em sua memória o conteúdo do mesmo enquanto coisas que voce deseja esquecer acabam permanecendo.Isso significa que não há nada de errado com sua memória e, se voce ler com prontidão e sensibilidade o conteúdo permanecerah. A psicologia indiana lida com memória de duas formas.Uma boa memória eh a habilidade de guardar o que queremos e livrar-nos do que não queremos.Lembrar de tudo sem discriminar não eh boa memória. Ser capaz de lembrar o que se deseja e esquecer o que não se quer eh a real boa memória. Eh porisso que seu cérebro não pode trabalhar tal qual algo mecânico que registra tudo o que vier. Isso não eh memória. Virabhadrasana II Execute esse asana de forma atenta a escapulas e com a escuta atrás da cabeca bem aberta. Conquiste a forma mental apropriada para o asana; conquiste as lentes de ângulo aberto para sua mente; arranje a posição e condição para o asana; trabalhe com a iniciativa de suas escapulas e com a condução delas. Respire através das escapulas e chegue a abrir sua escuta atrás das orelhas. Conquiste um ritmo. Descubra de voce esta interrompendo ou deixando a sua respiração espasmódica. Voce deve executar seu asana em iyengar yoga dentro desses paradigmas. Voce deve ser capaz de fazer mais e mais, alongar mais elevar mais, mas sempre dentro desse paardigma. Sempre que voce trabalha dentro desse paradigma voce ganha uma liberdade pranica. Quando voce trabalhou com o paradigma da pélvis, como ela estava? Voce eh capaz de trabalhar com o paradigma da pelve mesmo não estando dentro desse paradigma? Sua pleve fica assim funcional também? Essas disparidades devem ser diminuídas e constantemente vigiadas. Tente trabalhar a sua pelve quando te eh demandado , mas com a lição de ter o paradigma presente; assim como a vida demanda. Existem condicoes diferente na vida e voce precisa saber se voce corresponde a essas condicoes dadas. Qual o objetivo de se dizer algo como: “ eu poderia ter feito melhor se eu estivesse lah e não aqui”. Voce esta culpando a “Paristhiti” que eh a condição externa. Voce nunca pensa na condição interna dessa forma. A condição externa eh dessa forma pois a condição interna eh dessa forma. Porque a terra tem atmosfera? A terra tem atmosfera pois a condição raiz da mesma deu a ela a atmosfera.Se essa cosntituicao raiz ou central fosse outra a terra teria outra propriedade de periferia. A terra e a lua são basicamente eqüidistantes do sol, mas tantas diferenças entre terra e lua não? Mesmo ao meio dia a lua tem um  céu negro, porque isso acontece?  Porque a lua não tem atmosfera pois a sua cosntituicao central eh essa. De acordo com essa condição raiz ou central voce tem o manto e de acordo com esse manto voce tem a crosta e daih a atmosfera. Se algo vai diferente no centro da terra tudo irah mudar. Todos culpamos a nossa atmosfera, nossa sociedade, nossa família, se voce não tem uma família de boa condução ao seu redor ou sociedade eh por que o centro e raiz eh de tal forma também.Porque culpar sempre a periferia e as condicoes extrenas.Voce eh assim pois seu passado constituiu assim a realidade e se voce pudesse rearranjar o passado voce certamente teria um futuro diferente. Voce eh requisitado a fazer uma postura em iyengar yoga usando a lente de largo ângulo na sua face frontal superior, a testa. O que eh essa face frontal, a testa? A face frontal, testa,  eh a  banda do passado. Voce estava tentando manipular algo no arquivo de seu passado. Na face voce encontra a banda do presente e a causa de seus experimentos. A próxima banda eh a do futuro, o que voce fala, semeia para teu futuro. A fisiologia esotérica define essas três bandas; quão lógico são nosso pensamentos? De acordo com essa fisiologia nossos pensamentos estão no chackra vishuddhi. Por isso guruji identifica uma pessoa tensa olhando diretamente para a garganta da mesma e não para seus olhos ou testa. Abaixo da boca eh a banda do futuro e quando trabalhamos para nosso vishuddhi chackra eh para nossa manutenção. Voce não pode planejar direito um futuro sem ter um presente apropriado e passado apropriado; isso não eh pragmatismo. Temos os três gerenciadores: passado, presente e futuro e; quando as três coisas se alinham e fazerm sentido voce percebe que não eh vitima de caso algum externo.Nenhum santo ou yogue percebe-se como mal predestinado.Outros podem ateh pensar isso dele, mas ele mesmo, nunca. Descubra suas habilidades na humildade, pois muitas vezes podemos mais por conta de adicionar muito de nosso ego orgulhoso ou por bombar adrenalina. Nesse estado ultimo voce pode dessa forma fazer mais, mas preceba o quanto de “ a mais’ voce pode fazer na humildade.