Uma Introdução a Yoga e Educação por RYE Research on Yoga in Education

Por Rachael Jefferson-Buchanan, B.Ed (Hons), MA Lecturer in PE, Dance & Primary Professional Practice at Bath Spa University Publicado em  ‘Physical Education Matters (PEA UK, summer 2006)

Introdução

Yoga eh uma atividade fisica que frequentemente leva a uma imagem de pessoa em lycra dando reviravltas com o proprio corpoe cantando Ommmmm” – dificilmente uma atividade para alunos de escolas e seus professores.! Esteja agora preparado a deixar de lado essa imagem estereotipada e abrir as suas mentes para o valor que os ensinamentos de tecnicas de yoga pode alcançar em salas de aula num meio onde toda a filosofia e arquivos se contextualizam atrves de  “Research on Yoga in Education” (RYE) uma Pesquisa de Yoga na Educação.

Contexto Base do RYE

Micheline Flak (PhD) com muito sucesso introduziu tecnicas de yoga no sistema educacional frances a 30 anos atras. Flak eh hoje a presidente do RYE, uma associacao criada em 1978 que se especializou em ensinar tecnicas de yoga aeducadores, dando oportunidade a eles a explorar e experienciar a teoria na sala de aula obseravdno seus alunos melhorarem a memória, atenção, e auto estima.Na Franca, RYE tornou-se sinonimo de tecnicas de ensino avancadas pois correspondem as ultimas pesquisas de praticas educacionais. Subsequentemente RYE tornou-se um fenomeno internacioal que possui centros na Euripa, America do Sul e Estado Unidos.

Seis Objetivos da Pratica do RYE

Yoga eh a palavra em sanscrito para uniao e seu objetivo eh harmonizer as necessidades fisicas, emocioanis e desejos.Embora o intelecto eh muito reafirmado no ocidente e sua educação o foco do RYE eh a justa interdependência de mente e corpo e suas tecnicas. O resultado eh a arte de balancear saúde, rotina de vida com bons niveis de energia que serão mais bem administrados.A escala de Patanjali eh uma referencia essencial a esse processo e suas seis referencias são usadas no processo:vivendo juntos (yama), limpando a casa, corpo emente  (niyama), alongando a espinha (asana), respirando (pranayama), relaxamento (pratyahara), e concentracao (dharana).

A Escala de Patanjali e os Objetivos da escola

Os seis degraus de Patanjali dao uma moldura teorica fundamental atraves da qual o RYE formulou os seus objetivos nas escolas. Yama promove viver me paz observando as regras morais e aprendendo a viver como um grupo, bem como repsietando e escutando a si mesmo e aos outros. Niyama foca a eliminacao de toxinas e negatividades atraves de uma boa saude mental e fisica e promovendo pensamentos positives , auto imagem boa e bom humor.O terceiro passo , asanas, enfatiza a importância da postura correta para prevenirmos dores nas costas e descobrirmos nosso corpo e movimentos, desenvolve a imginacao e desenvolve a identificacao com pessoas e objetos; aprendem a descansar e tambem a estar ativo.Pranayama eh sobre educar a respiracao e deixar que essa consciencia nasal da mesma aconteca. Controlar a respiracao leva a purificacao, auto confianca, e uma habilidade maior de resolver conflitos e monitorar as agressoes.Pratyahara foca em aprender a relaxar; periodos de silencio e de descanso estruturado são fundamentais para revitalizar uma pessoa e plantar a semente da calma e da confianca. O passo final eh dharana, que resulta em alta concentracao e habilidades de apendizado; a memoria visual e demais sentidos sao desenvolvidos e meios de usar a capacidade mental sao nutridas para enriquecer o processo de pensar, criar, imaginar e entender.

Exemplos de Exercicios e Tecnicas aprendidas durante o treinamento do RYE

O treinamento do RYE a contece ao longo de 2 anos e o aprendizado diz respeito a uma larga variedade de técnicas e exercícios originadas nos seis passos da escala de Patanjali.Alguns exemplos simples são descritos aqui para interesse dos leitores.Yama: um exercício simples seria o aperto de mao onde todos se sentam em um circulo apertando as mãos e uma pessoa manda uma mensagem ao redor desse circulo com o aperto de mao. Niyama: gire as canelas sentido horário e depois antihorario três vezes. Flexione os pés para baixo e para cima mais três vezes; esse processo por acontecer com os punhos, cotovelos, ombros e olhos.Asana: encoste-se na parede e desça devagar ateh que seus joelhos estejam em noventa graus; faca isso exalando e depois o caminho de volta inalando.Pranayama: desenvolva a respiração de narinas alternadas imaginando um triangulo e inalando pela esquerda e exalando pela direita , depois inalando pela direita e exalando pela esquerda. Repita esse processo três vezes. Pratyahara: uma vizualizacao de um navio em uma forte tormenta no mar escuro com a passagem pelo desafio dessa para a calmaria novamente e as pessoas acenando alegremente do porto aos corajoso marinheiros. Dharana: gradualemnte trabalhe através de todos os cinco sentidos pedindo que todos fechem os olhos e escutem os sons externos, depois que toquem objetos de texturas diferentes, depois uma variedade de aromas que possam instigar o olfato e por ultimo coisas que possam ser provadas , mastigadas doces salgadas etc.

Pensamentos Conclusivos

Muitas pessoas acreditam que as crianças de hoje estão aqui para ensinar sobre a sociedade na qual vivemos. Nossa sociedade eh muito estressante, violenta e veloz. Como os professores cansados e estressados podem ansiar por cumprir com as normas e metas nacionais de ensino enquanto lidam também com crianças agitadas, estressadas, agressivas, emocionais demais e exautas mentalmente? Atraves da sabedoria ancestral yoguica e filosofia o RYE e suas técnicas ajudam muito os professores a se endereçarem ao equilíbrio de suas crianças mental e física levando ao memso tempo a uma comunhão no prazer de ensinar e aprender.