Sirsasana and Urdvadhanurasana por Prashant Iyengar

(Badhakonasana e Virasana em sirsasana) Badhakonasana em sirsasana deve ser feito para abrir o peito aplicando muitos movimentos na pelve, glúteos, quadris, virilhas e joelhos. Empurre os joelhos para trás e abra as virilhas. Leve as pernas para virasana, exale e arqueie as costas. Enquanto faz isso leve os ombros e quadris para a posição mais alta possível. Com esses ombros abra bem o peito e leve os joelhos para trás movendo os dedos em direção ao chão e perto de seu corpo. Segure o monte anal anime os pés repita e solte e desça. Sirsasana não foi feito apenas como uma postura invertida , mas com ênfase especial na abertura do peito. Muitos segmentos da coluna foram ativados para que o peito se abrisse bem como a ação das inalações e exalações foram usadas. Em badhakonasana em sirsasana os pés ficam bem perto do perineum e depois de uma completa exalacao o peito se abriu através de um trabalho extra nos músculos das costas e ombros. O método e a técnica aplicada a cada asana determinam o formato da aula e qual seria o asana ideal na sequencia. Normalmente sirsasana seria seguido em posturas de compensação como inclinar-se para frente em virasana. Tendemos a ficar pouco reflexivos nesses paradigmas de posturas de compensação. Isso não vai bem no sistema de Iyengar. Sirsasana feito como foi feito para abertura de peito através de um trabalho extensivo de prana seria quase uma subversão nos colocarmos depois em anteversoes. Sequencia apropriada exige profundidade.Voce deve saber quando fazer as anteversoes em sirsasana, seja sempre cauteloso e criterioso. Urdvadhanurasana Gire o peito para cima, eleve-o mais e mais alto. Aprenda o fluxo da inalação e depois da exalacao. Solte as articulações , solte a espinha do tórax ateh o cóccix. Coloque os pés em uma linha precisa e ajuste celularmente a postura pois essa eh a parte de engate de subida da asana. Enquanto faz isso esteja presente. Acao feita pos si soh não eh yoga; Fazer mais e mais eh loucura; asana não eh um movimento, eh um estado;em um asana a consistência eh exigida. Não importa se voce esta fazendo uma ação ou varias delas, mas faca-as de forma a mante-las. Enquanto voce mantem também não eh somente uma ação física. Mantenha a asana com sua respiração, nesse estado voce poderah manter por muito tempo e tornar-e funcional . Por exemplo: em viparita dandasana eh difícil respirar normalmente pois os rins estão contraídos. Para que voce respire apropriadamente em viparitadandasana aprenda a relaxar e desobstruir os rins. Quando isso estiver ativo voce estarah mais apto a segurar a asana em sua respiração normal. Sua respiração eh que vai colar voce na asana e colocar voce num estado elevado de consistência ao que chamamos de asana. Essa consistência eh a disciplina que irah te lançar em um próximo estagio de yoga que serah certamente yoguico. Algumas vezes voce precisa parar o que voce esta fazendo para entender o que voce estah fazendo.Isso eh como imaginar a sua imagem na água, essa imagem eh clara somente enquanto a água esta clara e parada.Voce pode apenas observar voce quando voce para para isso. Entao pare e observe veja o que voce perdeu nessa permanecia. Se voce ativou algo novo perceba como voce ativou essa parte e estude as conexões entre mente e corpo. Não eh suficiente fazer um bom asana, mas permanecer no mesmo com consistência.