Saudações ao Sol, a pratica e Iyengar Yoga seus beneficio e implicações.

Por Ray Long Saudações ao Sol são combinações de asanas praticadas em serie que se aprofundam a cada repetição. E tipicamente realizada no inicio das praticas e classicamente ao despertar pela manha. Dessa forma a saudação ao sol pode ser vista como uma preparacao do corpo mente para a pratica. Calor e gerado pelo corpo elevando a temperatura e dilatando os vasos sanguíneos da superfície do corpo. A vasodilatacao combina com a transpiração para dissipar o calor e regular a temperatura corpórea, o suor também remove as toxinas do corpo. O calor aumentando eleva a circulação de sangue pelo corpo e faz com que os tendões e ligamentos fiquem mais maleáveis. Fluido sinovial circula nas articulações levando nutrientes para as cartilagens das articulações e removendo matérias mortas dos espaços articulares. O cérebro cria uma forma de alongamento para a musculatura em praticas regulares. Sentar-se numa cadeira por longas horas ou pedalar cria sinais no cérebro para aplicar um determinado alongamento ao quadril para flexão. A pratica consistente de Iyengar Yoga ira alongar os músculos do corpo todo e criará um alongamento padrão também no cérebro. Os músculos tentem a encurtar enquanto dormimos o que leva a sensação de enrijecimento nas manhas. As saudações ao sol são uma variação de alongamento balístico. Use esse tipo de alongamento para colocar o seu músculo de volta ao alongamento que estava registrado na pratica previa. A saudação ao sol alternadamente contrai e relaxa grupos musculares. Isso cria uma ação de bombeamento nas veias e aumenta o retorno de sangue ao coração. O compartimento do coração e usado no seu estagio ótimo e beneficia o ritmo e freqüência cardíaca. Mais sangue circulando nos órgãos vitais incluindo rins, fígado. Aumenta a transpiração e desintoxica o corpo. Músculos Acessórios da respiração. Combinar respiração e movimento e um conceito fundamental do yoga. O diafragma e músculos acessórios na respiração movimentam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Essa ação oxigena o sangue e remove dióxido de carbono. A taxa respiratória e sua profundidade também auxiliam a regular o Ph dos tecidos. O movimento da respiração e regulada na faringe no nível da glote. Um fechamento parcial da glote aumenta a turbulência da entrada de ar. Essa ação leva mais ar em contato com a mucosa que e rica em sangue na passagem do nariz aquecendo o ar. Respirar e uma das funções mais primitivas do corpo. E regulada e controlada pelas regiões mais primarias do cérebro. Nos tocamos essas regiões poderosas focando a nossa atenção no mesmo e fazendo as posturas de yoga. O peitoral menor eleva o peito, os rombóides aproximam as escapulas e ambos em uníssono abrem o peito numa situação de elevação de alca de balde.