Objetivos do Iyengar Yoga

gurujiApesar do nome extenso e de difícil pronúncia, Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar, popularmente, conhecido como B.K.S. Iyengar (Índia, 14 de dezembro de 1918) é o fundador de um dos métodos de yoga mais praticados e conceituados do mundo: O Iyengar Yoga.

Presente na modalidade de Hatha Yoga, o Iyengar Yoga promove flexibilidade e força corporal, ao mesmo tempo. Conforme os ensinamentos são absorvidos e a atenção aos precisos alinhamentos e posturas é respeitada, chega-se à meditação na ação, tornando-se, o corpo, objeto de meditação.

No Iyengar Yoga, busca-se refinar a consciência do indivíduo, o deixando mais perceptivo e ligado ao momento presente. É nessa parte que o alinhamento corporal exerce importante papel.

Além da manutenção de um corpo mais saudável e disposto, a prática regular de exercícios de respiração, como asanas e pranayamas, funciona como um fio condutor, que transmite e integra diversos aspectos humanos, num só, como corpo, mente e emoções. Assim, auxiliado pelo uso de props, tais como cadeiras, blocos, cintos e cordas (para citar alguns), o Iyengar Yoga busca, como um todo, atingir maior equilíbrio e paz interior, integrando-nos ao ambiente em que vivemos e, portanto, nos possibilitando acesso a maior qualidade de vida.