Iyengar Yoga e o Público Feminino por Ana Luisa Matsubara

Iyengar Yoga - Mulheres O método Iyengar Yoga conta com muitos estudos que são aplicados especificamente ao público feminino. As mulheres ocidentais, em sua maioria, não deixam-se tocar a nível mental, emocional e energético pelas nuances hormonais que permeias as nossas vidas.

O que significa isto?

Claramente o público que adere ao Yoga são mulheres, mas não obstante a este fato muitas delas seguem suas práticas sem levar em consideração suas nuances internas de constante mudanças advindas de nossos ciclos. As mulheres adeptas do Iyengar Yoga se beneficiam muito da forma como as aulas são dadas e conduzidas para salvaguardar a genuína saúde de nossos órgãos reprodutivos e saúde de nossa pelve e ossos. Partindo do pressuposto que o estresse quando instalado cria um direto impacto na nossa respiração saberemos, através da técnica, contornar este malefício causado. A estrutura de cada uma das asanas (posturas ióguicas) são modificadas sempre que estamos em um evento de período menstrual, menopausa, pré-gestacional, gestacional, pós-parto, adolescência etc. A pelve feminina é diferente da masculina e a mobilidade (e muitas vezes a hiper-mobilidade da mesma) prejudica a saúde geral de nossos órgãos. Pela prática mal compreendida frequentemente quadros de miomas, endometriose, cistos, excesso de fluxo, inchaços, dores lombares entre tantos outros sintomas acabam se instalando.

Como usamos então o nosso corpo pra alcançar um estado de maior equilíbrio físico e mental?

Usamos com mestria, com escuta interna e com um bom professor guiando-nos até os pontos de nossa estrutura óssea e muscular que devem ser reeducados. A importância e o nível de energia que se conquista a partir desta compreensão é um bálsamo curativo para as mulheres que praticam. Criamos espaços internos para os nossos órgãos, criamos uma atitude de elevação e otimismo em relação ao meio externo e relacionamentos. Existe literatura ainda não traduzida para o português de autoria de algumas professoras muito experienciadas e capazes neste método para aquelas que estão sem a chance de frequentar aulas com uma professora certificada no método Iyengar. Experimente as obras e Geeta Iyengar (filha do próprio mestre BKS Iyengar), Rita Keller, PatriciaWalden e LoisSteinberg.

Boas práticas!

Analu Ana Luisa Matsubara Coordenadora do SIYSP – Studio Iyengar Yoga São Paulo www.esysp.com.br