
Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (também conhecido como Yogacharya B.K.S. Iyengar), nascido em 14 de Dezembro de 1918, em Bellur, Distrito de Kolar, Karnataka, Índia, é o fundador do Iyengar Yoga. Considerado um dos professores de Yoga mais influentes do mundo, pratica e ensina há mais de 75 anos. Autor de vários livros e textos sobre a prática e a filosofia do Yoga, dentre eles Luz Sobre o Yoga, Light on Pranayama e Light on the Yoga Sutras of Patanjali.
Atualmente, existem centros de Iyengar Yoga espalhados pelo mundo todo, nos quais milhões de pessoas praticam o método. Yogacharya B.K.S. Iyengar recebeu o prêmio Padma Shri em 1991 e o Padma Bhushan em 2002.
B.K.S. Iyengar nasceu em uma família pobre de Hebbar e teve uma infância difícil. Sua cidade natal (Belur, Karnataka, Índia) foi atingida pela epidemia de influenza à época de seu nascimento, o que o deixou fraco e com imunidade baixa. Perdeu seu pai com apenas nove anos e, durante toda sua infância, sofreu com diversas doenças, inclusive malária, tuberculose, febre tifóide e má nutrição.
Aos 15 anos Iyengar foi viver com seu cunhado, o famoso yogi Sri Tirumalai Krishnamacharya, em Mysore. Lá Iyengar iniciou seu aprendizado na prática de asanas, o que melhorou sensivelmente sua saúde. Não demorou muito para que ele superasse suas debilidades da infância.
Com o incentivo de Krishnamacharya, em 1937 Iyengar mudou-se para Pune, com o objetivo de ensinar Yoga. Lá, durante suas muitas horas de aprendizado e experimentações em várias técnicas, sua prática se desenvolveu. Conforme seus métodos se aperfeiçoavam, aumentava o número de alunos em suas aulas e sua fama se espalhava. Em Pune, seus irmãos o apresentaram para Ramamani, com quem se casou em 1943.
Em 1952, Iyengar conheceu e tornou-se amigo do famoso violinista Yehudi Menuhin. Menuhin organizou para que Iyengar ministrasse aulas no exterior (Londres, Paris e outros locais). Esse foi o primeiro contato de muitos ocidentais com o Yoga e a prática aos poucos foi se tornando mais conhecida. Por isso, a popularidade do Yoga no ocidente pode ser em grande parte atribuída a Iyengar.

Em 1966, Luz sobre o Yoga foi publicado. Gradualmente, tornou-se um best-seller internacional, sendo traduzido para 17 idiomas. Frequentemente chamado de a ”Bíblia do Yoga”, o livro levou o Yoga através do globo. A ele se seguiram títulos sobre pranayama e vários outros aspectos da filosofia do Yoga. O Sr. Iyengar é autor de 14 livros.
Em 1975, Iyengar inaugurou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Pune, em memória de sua falecida esposa. Aposentou-se oficialmente como professor em 1984, mas continuou ativo no mundo do Iyengar Yoga, ensinando para turmas especiais e escrevendo livros. Sua filha Geeta e seu filho Prashant ganharam reconhecimento internacional como professores.

Iyengar foi citado como uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time Magazine.
Tradução Livre: Ana Paula Vaz dos Santos
Revisão: Roberta Maran e Jonathan Batista