História de B.K.S. Iyengar

História de B.K.S. Iyengar

Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (também conhecido como Yogacharya B.K.S. Iyengar), nascido em 14 de Dezembro de 1918, em Bellur, Distrito de Kolar, Karnataka, Índia, é o fundador do Iyengar Yoga. Considerado um dos professores de Yoga mais influentes do mundo, pratica e ensina há mais de 75 anos. Autor de vários livros e textos sobre a prática e a filosofia do Yoga, dentre eles Luz Sobre o Yoga, Light on Pranayama e Light on the Yoga Sutras of Patanjali.

Atualmente, existem centros de Iyengar Yoga espalhados pelo mundo todo, nos quais milhões de pessoas praticam o método. Yogacharya B.K.S. Iyengar recebeu o prêmio Padma Shri em 1991 e o Padma Bhushan em 2002.

B.K.S. Iyengar nasceu em uma família pobre de Hebbar e teve uma infância difícil. Sua cidade natal (Belur, Karnataka, Índia) foi atingida pela epidemia de influenza à época de seu nascimento, o que o deixou fraco e com imunidade baixa. Perdeu seu pai com apenas nove anos e, durante toda sua infância, sofreu com diversas doenças, inclusive malária, tuberculose, febre tifóide e má nutrição.

Aos 15 anos Iyengar foi viver com seu cunhado, o famoso yogi Sri Tirumalai Krishnamacharya, em Mysore. Lá Iyengar iniciou seu aprendizado na prática de asanas, o que melhorou sensivelmente sua saúde. Não demorou muito para que ele superasse suas debilidades da infância.

Com o incentivo de Krishnamacharya, em 1937 Iyengar mudou-se para Pune, com o objetivo de ensinar Yoga. Lá, durante suas muitas horas de aprendizado e experimentações em várias técnicas, sua prática se desenvolveu. Conforme seus métodos se aperfeiçoavam, aumentava o número de alunos em suas aulas e sua fama se espalhava. Em Pune, seus irmãos o apresentaram para Ramamani, com quem se casou em 1943.

Em 1952, Iyengar conheceu e tornou-se amigo do famoso violinista Yehudi Menuhin. Menuhin organizou para que Iyengar ministrasse aulas no exterior (Londres, Paris e outros locais). Esse foi o primeiro contato de muitos ocidentais com o Yoga e a prática aos poucos foi se tornando mais conhecida. Por isso, a popularidade do Yoga no ocidente pode ser em grande parte atribuída a Iyengar.

Em 1966, Luz sobre o Yoga foi publicado. Gradualmente, tornou-se um best-seller internacional, sendo traduzido para 17 idiomas. Frequentemente chamado de a ”Bíblia do Yoga”, o livro levou o Yoga através do globo. A ele se seguiram títulos sobre pranayama e vários outros aspectos da filosofia do Yoga. O Sr. Iyengar é autor de 14 livros.

Em 1975, Iyengar inaugurou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute em Pune, em memória de sua falecida esposa. Aposentou-se oficialmente como professor em 1984, mas continuou ativo no mundo do Iyengar Yoga, ensinando para turmas especiais e escrevendo livros. Sua filha Geeta e seu filho Prashant ganharam reconhecimento internacional como professores.

Iyengar foi citado como uma das pessoas mais influentes do mundo pela Time Magazine.

Tradução Livre: Ana Paula Vaz dos Santos
Revisão: Roberta Maran e Jonathan Batista