Aprenda a meditar até no meio do caos!

Viva mais - Matéria - Yoga

Com técnicas simples, você pode melhorar sua vida fazendo meditação no trabalho, no ônibus lotado…

Se você sempre quis, mas nunca conseguiu meditar de verdade, esta reportagem vai ajudá-la. Pedimos que especialistas ensinassem algumas técnicas certeiras para você se concentrar (e pensar sobre problemas, sentimentos incômodos…) em qualquer lugar: trabalho, transporte público, casa cheia de distrações… Isso mesmo! Dá para usar técnicas de meditação express que acalmam a mente e trazem clareza para solucionar problemas mesmo em meio ao caos. “Um dos princípios básicos da meditação é que você consiga se concentrar e manter o foco em qualquer local e ocasião, não somente em lugares tranquilos”, diz Ana Luisa Matsubara, professora de ioga. Bora tentar?

Na mesa do trabalho Esta técnica dá para fazer no meio do expediente sem o chefe perceber! Mantenha-se sentada na cadeira, tire os sapatos e sinta a planta dos pés no chão. Fique com a coluna ereta e ponha as mãos sobre o umbigo. Faça 20 vezes uma respiração curta, como se fosse um cachorrinho. Espere três minutos e faça mais três vezes a sequência para aliviar a tensão.

No parque ou na praia Aqui, você está na situação perfeita para meditar. “O contato com a natureza aumenta o poder de concentração”, diz Ana Luisa. Um bom exercício é imaginar que, a cada passo dado, você deixa na areia ou na grama uma pétala de flor. Isso a tranquilizará e, posteriormente, a ajudará a manter o foco para resolver problemas.

No transporte público Ficou nervosa com aquele empurra-empurra? Faça o seguinte: em pé ou sentada, conte mentalmente, e em ordem decrescente, de 13 a zero, respirando fundo e prestando atenção no ar que entra e sai dos pulmões. Observe sua postura: a coluna deve estar sempre bem ereta. Se usa mochila, aproveite para distribuir o peso nos ombros. Também vale fechar os olhos!

Em sua própria casa Fim do dia e bateu aquela ansiedade? Então, que tal meditar sobre o que está tirando sua energia? Avise o marido e as crianças para não interromperem seu momento. “Deite-se no chão por alguns minutos e ouça os ruídos da casa. Sinta-os e perceba cada um deles”, diz o professor de ioga Américo Barbosa. A prática aumenta sua sensibilidade, clareando a mente sobre situações críticas.

Relaxar em 1, 2, 3… 1. Postura: Sabe aquela posição de pernas cruzadas, tipo do Buda? Ela não é indicada para quem está começando a meditar, pois pode causar dores e desconcentração. Vale usar uma cadeira, deitar-se no chão ou apenas caminhar.

2. Som: O mantra que repete o famoso “Om” é ótimo para se concentrar. Ouvir músicas com barulho de água também ajuda.

3. Respiração: A técnica vale para qualquer situação: inspire por seis segundos, segure o ar por três, e solte-o em seis. Repita três vezes. É ótimo para acalmar!

[autor nome=”Analu”]